O SOFTWARE COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO
PARA A APRENDIZAGEM INFANTIL
A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM POR SEU INTERMÉDIO
À LUZ DAS TEORIAS DE VYGOTSKY
QUESTÕES PRELIMINARES

Mirian Rosa de Freitas Montin (UNIOESTE)
Jorge Bidarra
(UNIOESTE)

O uso de computadores nas mais diversas atividades humanas é hoje uma realidade inegável. Na área da Educação, como não poderia deixar de ser, a mesma inserção também se observa. Porém aí, a questão tende a se tornar bastante crítica/polêmica porque, fundamentalmente, estaremos lidando com um assunto de altíssima complexidade qual seja a da construção do conhecimento.

Nos últimos tempos, nota-se que a abordagem sócio-histórica vem sendo amplamente investigada e discutida, sugerindo, assim, a adoção de um novo paradigma educacional. Um dos mais notáveis defensores dessa abordagem foi Lev Semenovitch Vygotsky, que em seus estudos levantou a questão do desenvolvimento da linguagem e sua relação com o desenvolvimento do pensamento.

Partindo, pois, de Vygotsky, o que pretendemos nesse trabalho é resgatar pontos de sua teoria que julgamos úteis não apenas como base para a avaliação de ferramentas educacionais existentes mas também que nos permitam propor um modelo de solução mais adequada, com o foco no processo de desenvolvimento da linguagem infantil em fase escolar.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos