Prática didática
de textos de aconselhamento
para o trabalho em revistas femininas

Charlene Cidrini Ferreira (UERJ)
charlenecidrini@ig.com.br
Vera Lúcia de Albuquerque Sant’Anna
(UERJ)

santanna@vialink.com.br

Este trabalho faz parte de um projeto maior, intitulado “Práticas discursivas de heterogeneidade enunciativa” desenvolvido pela professora orientadora. Seu propósito é analisar discursivamente reportagens em revistas femininas que apresentam conselhos de como conseguir um bom emprego, a partir da identificação de vozes trazidas para a composição das informações oferecidas, de modo que se observe a construção de enunciador e co-enunciador que participam da interação. A aplicação deste estudo em sala de aula, além de trazer a contemporaneidade da mídia impressa no que se refere a emprego, contribuirá para a construção da visão de linguagem como discursiva, auxiliando a questão: como trabalhar didaticamente com os vários discursos de um texto? O corpus compõe-se de textos de duas revistas femininas de grande circulação: Marie Claire, destinada a mulheres de classes sociais denominadas A e B e Viva mais!, voltada para um público da classe C. A base teórica desta pesquisa é a Análise do Discurso, de orientação enunciativa, e os teóricos privilegiados são Bakhtin e seu círculo (1992; 1997) e Maingueneau (1989; 2001). As análises discursivas devem colocar em discussão o sentido de eficácia dos conselhos para o mundo do trabalho, apontando se as pessoas, ainda desprovidas de experiência profissional ou não, são auxiliadas por estes conselhos, já que a marca social não deveria indicar uma diferença marcante entre quem tem menor ou maior experiência no mercado de trabalho, na medida que, todos um dia obrigatoriamente, necessitam buscar emprego.

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