UM TESTE DE IDENTIDADE
UMA ANÁLISE DE MARCAS DISCURSIVAS
EM TESTES VEICULADOS PELA MÍDIA

Dayala Paiva de M. Vargens (UERJ / CNPq)
dvargens@aol.com
Maria del Carmen F. González Daher
(UERJ)
daher@uerj.br

É notável o grande crescimento, nos últimos anos, do mercado editorial dedicado a textos voltados para o auto-aperfeiçoamento. Torna-se cada vez mais freqüente a solicitação dos serviços do especialista, em diferentes aspectos da vida, para a superação de problemas individuais. Esta pesquisa tem como objetivo promover uma reflexão crítica sobre as produções discursivas direcionadas para o auto-aprimoramento, considerando sua relevância no contexto atual e a importância de estar levando estes textos como uma possibilidade de material didático para o ensino de língua. Tendo em conta a imensa variedade desse tipo discursivo, optamos pela análise do gênero teste publicado em revistas de grande circulação. No presente trabalho, voltaremos nosso olhar para as condições de enunciador e de co-enunciador e os sentidos construídos pela enunciação. Entre as marcas discursivas que serão relevantes para o nosso estudo, estão as marcas de pessoa e as designações nominais, levando em consideração o movimento enunciativo do corpus estudado. Como sustentação teórica, seguiremos as propostas da Análise do Discurso de base enunciativa, para a qual a materialidade discursiva apresenta-se como produto e produtora de diferentes sentidos, que estão relacionados a um entorno sócio-histórico determinado. Nossa pesquisa tem apontado para a necessidade de dar prosseguimento ao estudo do gênero estudado, considerando sua contribuição para o ensino de língua e para a compreensão da relação entre linguagem e sociedade contemporâneas.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos