“VARIAÇÃO EM SUJEITOS REFERENCIAIS DE 3ª.PESSOA NO PORTUGUÊS FALADO CONTEMPORÂNEO”

Vera Lúcia Paredes Silva (UFRJ/PEUL)
Bianca da Silva Simões
(CNPq/UFRJ/PEUL)
Lina Arao
(CNPq/PIBIC/UFRJ/PEUL)

Este trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa sobre a variação no uso do sujeito, na perspectiva da sociolingüística laboviana. O corpus examinado se compõe de 16 informantes do Projeto PEUL/UFRJ gravados em dois momentos distintos para uma pesquisa do tipo Painel (comparação da fala de indivíduos).

Os resultados expostos se restringem aos sujeitos da 3a pessoa, já que há uma diferença desta com relação às demais: a variação inclui não só a expressão do sujeito por pronome ou zero, mas a alternativa de retomada por SN do referente já mencionado.

Desse modo, foram testadas várias possibilidades: SN vs pronome; SN vs zero; pronome vs zero. Numa análise que privilegia aspectos de natureza discursiva, chama a atenção a sistematicidade dos efeitos da variável conexão discursiva. Entretanto, será destacada nesta exposição a relevância do traço de animacidade para a escolha da forma pronominal e a influência da ambigüidade contextual na escolha entre SN pleno e pronome.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos