UMA
Alex Swander (
Esperamos
A TRANSITIVIDADE
O
Transitividade
Hopper e Thompson (1980) associam a transitividade a uma
|
|
|
1- n° de participantes |
|
não-ação |
2- cinese |
|
|
3-aspecto |
télico |
|
4-punctualidade |
punctual |
|
5-polaridade |
|
|
6-modo |
realis |
irrealis |
7-agentividade |
agentivo |
não-agentivo |
8-volição |
volitivo |
|
9-individuação do
|
individuado |
|
10-afetamento do
|
|
não-afetado |
1-
2-
Cinese: diz
3-
4-
Punctualidade: diz
5-
6- Polaridade: diz respeito à oposição que há entre sentenças afirmativas e sentenças negativas.Exemplo: Eu como alface X Eu não como alface.
7- Modo: diz respeito aos planos real e irreal: um evento descrito no plano irreal é menos efetivo do que um evento que se desenrola no plano real.Exemplo: Eu comprarei o carro amanhã mesmo X Ah, se eu pudesse comprar aquele carro!
8- Agentividade: diz
9-
Afetamento do
10-
Individuação: uma
A
|
Relembrando, uma
1)
2)
3)
TRANSITIVIDADE
*
* Chamamos de
* A
Transitividade vem de
¨
A
EXERCÍCIO-3
( ) Maria tomou o
( ) Manuela
( ) Carlos matou
( )
|
( ) A
( ) A
( )
|
Apresentada a
Vejamos a
Tabela-1:
|
EXERCÍCIO 1 |
|
EXERCÍCIO 2 |
|
||
Escolas |
Acertos |
Erros |
TOTAL |
Acertos |
Erros |
TOTAL |
Esc. Part. |
30 |
21 |
51 |
93 |
12 |
105 |
Esc. Pub. |
38 |
13 |
51 |
42 |
63 |
105 |
total |
68 |
34 |
102 |
135 |
75 |
210 |
% |
66.6 |
33.4 |
100 |
64.28 |
35.72 |
100 |
–
|
ESCOLA PARTICULAR |
ESCOLA PÚBLICA |
||||||
SENTENÇAS |
[+ trans.] |
[-trans.] |
[+ trans.] |
[-trans.] |
||||
|
N |
% |
N |
% |
N |
% |
N |
% |
1-
Maria tomou o
|
15 |
100 |
____ |
____ |
14 |
93,33 |
01 |
6,66 |
2-
Manuela
|
___ |
____ |
15 |
100 |
01 |
6,66 |
14 |
93,33 |
3-
Carlos matou uma
|
14 |
93,33 |
01 |
6,66 |
15 |
100 |
____ |
____ |
4-
|
02 |
13,33 |
13 |
86,66 |
03 |
20 |
12 |
80 |
5-
|
01 |
6,66 |
14 |
93,33 |
06 |
40 |
09 |
60 |
6-Fabiana ganhou o
|
08 |
53,33 |
07 |
46,66 |
14 |
93,33 |
01 |
6,66 |
7-
|
04 |
26,66 |
11 |
73,33 |
03 |
20 |
12 |
80 |
8-A
|
10 |
86,66 |
05 |
13,33 |
10 |
66,66 |
05 |
33,33 |
9- A
|
10 |
86,66 |
05 |
13,33 |
05 |
33,33 |
10 |
66,66 |
10-
|
04 |
26,66 |
11 |
73,33 |
09 |
60 |
06 |
40 |
11-
Precisamos de
|
07 |
46,66 |
08 |
53,33 |
03 |
20 |
12 |
80 |
12-
Resistiremos à
|
07 |
46,66 |
08 |
53,33 |
09 |
60 |
06 |
40 |
13-
José preparou o
|
06 |
40 |
09 |
60 |
08 |
53,33 |
07 |
46,66 |
14-
José ofereceu
|
06 |
40 |
09 |
60 |
08 |
53,33 |
07 |
46,66 |
15-
Maria adorou a
|
06 |
40 |
09 |
60 |
06 |
40 |
09 |
60 |
16-
O
|
04 |
26,66 |
11 |
73,33 |
05 |
33,33 |
10 |
66,66 |
17-
A
|
07 |
46,66 |
08 |
53,33 |
06 |
40 |
09 |
60 |
18-
O
|
14 |
93,33 |
01 |
6,66 |
14 |
93,33 |
01 |
6,66 |
19-
O
|
07 |
46,66 |
08 |
53,33 |
11 |
73,33 |
04 |
26,66 |
ABRAÇADO,
Jussara.
––––––.
Transitividade, ergatividade e a
FURTADO DA
GIVÓN, Talmy. Functionalism and grammar.
Amsterdam: John
––––––. Funcionalism and grammar. a prospectus. Oregon: University of Oregon (mimeo), 1991.
––––––. On understanding grammar. New York: Academic Press, 1979.
HOPPER,
––––––. Transitivity, clause structure, and
argument structure: Evidence from conversation. University of California,
MARTELOTTA, Mário et al. (Org.).
Gramaticalização no
PEIRCE,
[1]
Na
[2]
Ressaltamos,
1 Para Hopper & Thompson (2001, p. 39-41), o termo “estrutura argumentativa” veio para ser usado na referência de como e qual tipo de argumento um predicado apresenta. “Estrutura argumentativa” é amplamente compreendida por muitos linguistas comtemporâneos como referência para a idéia dos predicados listados através do léxico com suas formas especificando quais são os seus argumentos obrigatórios e opcionais (Alsima 1996; Dik1991; Dowty 1991; Fillmore 1968, 1986; de Groot 1989; jackendoff 1990; Langacker 1987; Lazard 1994; Levin 1993; napoli 1993; Payne 1997; Siewerska 1991; Wechsler 1995; inter alia).