José Pereira da Silva
Os Cadernos do CNLF, neste número 9 do volume VIII, apresentam-lhe dezesseis artigos de Lingüística aplicada ao ensino de Letras, não somente do ensino superior, mas também do ensino fundamental e médio, tanto de língua portuguesa quanto de línguas estrangeiras, divulgando os trabalhos dos vinte e seis autores seguintes, relacionados alfabeticamente, com a indicação das páginas em que se encontram: Ana Cristina dos Santos (102-113), Ana Elizabeth Dreon de Albuquerque (43-54), Cecília Goulart (30-42), Cristina Vergnano Junger (09-21), Cyntia Santuchi Peixoto (69-80), Eliane Bisi da Silva (69-80), Esther Gutiérrez Quintana (55-68), Greice da Silva Castela, (09-21), Helio Ferreira Orrico(157-167), Honoralice de Araújo Mattos Paolinelli (135-140), Ivan Batista da Silva (69-80), Jorge Bidarra (148-156), José Roque Aguirra Roncari (81-88), Jurandir Marques Silva Júnior (141-147), Léa de Sousa Campos de Menezes (102-113), Luciano Dutra Ferreira (69-80), Maria Cristina Giorgi (114-121), Mirian Rosa de Freitas Montin (148-156), Renata da Silva de Barcellos (22-29), Sara Araújo Brito (122-134), Sérgio Arruda de Moura (157-167), Sérgio Roberto Costa (135-140), Stefania Buonamassa (89-95), Susilene Cristina Tavares e Souza(81-88), Valéria Barbosa Moreira Caetano (96-101) e Viviane Mendonça de Menezes (09-21).
Muitos trabalhos excelentes, apresentados no evento, não foram disponibilizados para esta publicação, restando-nos a esperança de ainda podermos publicá-los noutra oportunidade e noutro lugar, como são, por exemplo, os seguintes: “Como se deve ensinar uma língua estrangeira?”, de Carmem Lúcia Pereira Praxedes; “O ensino da Língua Alemã na Educação Infantil”, de Valéria Caetano; “Abordagem instrumental: um recurso a mais no ensino e aprendizagem de língua estrangeira”, de Sérgio Nascimento de Carvalho; “O francês em sala de aula”, de Maria Cristina Batalha; “A importância do uso do dicionário na aprendizagem de LE”, de André Luis Yamaguti; “Aulas de lingüística que estão nas crônicas”, de Ivete Irene dos Santos; “Ensino de literatura infanto-juvenil: a pesquisa na prática”, de Luiza Vilma Pires Vale; “Ensino do espanhol numa escola pública brasileira”, de Maria Suzett Biembengut Santade e Ana Lúcia Alborgheti; “Da teoria a prática: o texto literário no ensino de e / le”, de Aline Pinheiro Costa dos Santos, Vanessa Macedo dos Reis e Ana Cristina dos Santos; “O uso de textos literários nas aulas de espanhol / le”, de Tatiana del Rio e Vânia Vieira, além de muitos outros.
Além destes, já foram publicados noutros números deste periódico os seguintes trabalhos apresentados no VIII CNLF e ligados a esta mesma temática: “O ensino de pontuação em uma perspectiva textual”, de Maria Luci de Mesquita Prestes; “O ‘guénos’ do arcadismo”, de Márcio Luiz Moitinha Ribeiro, “O texto em sala de aula: do compreender para o redigir”, de Ilma Nogueira, “O ensino da pontuação em uma perspectiva textual”, de Maria Luci de Mesquita Prestes e “Uma nova perspectiva para o ensino da transitividade”, de Alex Swander.
Gostaríamos de salientar que todos os trabalhos que nos foram entregues dentro do prazo e das instruções editoriais foram publicados, com uma ampla margem de tolerância, tanto na formatação quanto no prazo de entrega dos originais. Mas, salientamos que, sem qualquer compromisso, dispomo-nos a publicar os trabalhos que ainda nos forem apresentados, mesmo fora dos prazos, para salvaguardar os nossos congressistas dos naturais prejuízos acadêmicos que tal omissão pode acarretar.
Aproveitamos também a oportunidade para pedir aos autores e leitores que colaborem conosco, apresentando suas críticas e correções, que serão sempre bem-vindas e analisadas com todo o maior cuidado possível.
Afinal de contas, pretendemos continuar humanos por muito mais tempo ainda e, enquanto isto, queremos ter sempre a oportunidade de poder corrigir os erros que não conseguirmos evitar.
Rio de Janeiro, novembro de 2004.