ABORDAGEM INSTRUMENTAL
UM RECURSO A MAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM
DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Sérgio Nascimento de Carvalho (UERJ)
O propósito dessa comunicação é de informar ao público interessado, a importância do papel da abordagem instrumental no ensino e aprendizagem de língua estrangeira, a partir do ensino de gêneros discursivos, tanto no âmbito do ensino médio (atendo, assim, a proposta oficial dos Parâmetros Curriculares Nacionais) quanto universitário e profissional. O professor de língua, seja ela, materna ou estrangeira, irá encontrar na teoria do enfoque, a partir do estudo de gênero (genre) (Swales, 1990; Bakhtin 1993, Marcuschi, 2000), ferramentas que poderão atingir mais rapidamente os objetivos de uma clientela com finalidades específicas. A literatura atualizada de Lingüística Aplicada aponta a abordagem como uma das maiores áreas de pesquisas nesse campo no Brasil.
Através de alguns exemplares de textos específicos (em inglês), pretendemos mostrar os movimentos característicos desses gêneros, entendendo a língua como atividade interativa de cunho, social, histórico e cognitivo, e, portanto, possibilitando aos participantes a oportunidade, com base no levantamento das necessidades do seu grupo, de criar seu próprio material de estudo e sala de aula.
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