A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA DE SINAIS
PARA CRIANÇAS SURDAS

Rosana Vieira de Souza (INES)
Kátia Cristina Vanffossen
(INES)

Este trabalho surgiu a partir de inquietações quanto à importância ou necessidade de aprendizado de Língua de Sinais, logo, nos primeiros meses de vida da criança surda e tem como objetivo apresentar a importância da Língua de Sinais na vida de uma criança surda.

Sabemos que a primeira fase de desenvolvimento da linguagem de um bebê surdo é equivalente a mesma fase de um bebê ouvinte. Mas quando chega a fase do balbucio, percebe-se a diferença: pois, o bebê surdo não começa a pronunciar as primeiras palavras. Isto se dá, devido ao fato do bebê não estar em contato com os sons do ambiente e por isto, limita-se em dar continuidade à fala e acesso aos conhecimentos e informações do meio.

Verificou-se que a aquisição da Língua de Sinais na fase precoce da criança estabelece uma comunicação satisfatória e não apresenta problemas de defasagem de linguagem e esta deve ser tratada como língua materna do surdo.

Finalizaremos com a relação de interação entre a criança e sua família e como é fundamental que a criança sinta o próprio sucesso, tenha auto-confiança e acredite em suas condições de igualdade ao competir com seus companheiros de audição normal e outros surdos.

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