A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PRÉVIO
PARA A COMPREENSÃO DO HUMOR NA PUBLICIDADE
Danielle Zumpichiatti dos Santos (UFRJ)
O humor é um instrumento bastante utilizado pela mídia, inclusive no que concerne ao ato persuasivo na exposição e “venda” de um produto. Os textos publicitários são recheados por essa forma de chamar a atenção. Mas, até que ponto o possível consumidor depreende o humor presente nos anúncios?
Será abordada neste trabalho a presença do humor no discurso publicitário de anúncios de revistas, enfatizando os aspectos necessários para a compreensão desse tipo de texto. É válido ressaltar que, ao dizer texto, englobam-se texto e contexto da enunciação.
Sendo assim, é fundamental analisar na propaganda não só o textual, mas também as marcas não-textuais, os implícitos, o não-dito. Por conseguinte, o conhecimento prévio - os conhecimentos de mundo, lingüísticos e textuais - interfere no entendimento do humor. Mediante tais fatos, verificar-se-ão as estratégias utilizadas para a construção do humor no discurso das propagandas com o intuito de estimular a percepção do mesmo por parte dos interlocutores.
A partir de um trabalho de interpretação e compreensão de alguns anúncios realizado em turmas de Ensino Médio, houve a observação de qual/quais conhecimentos vinculados à percepção do humor foi/foram utilizados ou não pelos alunos. Tendo em vista o processo ensino-aprendizagem, ao levantar as principais dificuldades e deficiências na percepção, interpretação e compreensão do humor, possibilita-se trabalhá-las e, assim, instigar os alunos - muitas vezes alvo das propagandas - a descobrir os artifícios do humor.
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