ANÁLISE CONTRASTIVA
DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
POR CONVERSÃO EM PORTUGUÊS E EM INGLÊS

Susilene Cristina Tavares e Souza (UEM)

Considerando a necessidade de aprender outras línguas, além da materna, acreditamos que o ensino de uma língua estrangeira possa ter resultados melhores quando permite-se a utilização da língua materna como mais um instrumento de aquisição desse novo conhecimento. Nessa perspectiva é possível aproveitar uma bagagem cultural já existente no aprendiz, além de criar oportunidades que lhe permita descobrir as similaridades e as diferenças entre as línguas estudadas. Portanto, contemplando a área do desenvolvimento do léxico que se dá, não através da criação de novos vocábulos, mas através da criatividade empregada pelo falante ao remanejar, de uma classe para outra, as palavras que utiliza e almejando atender a sua necessidade comunicativa, o presente trabalho pretende desenvolver uma análise comparativa do processo de formação de palavras por conversão, também conhecida por derivação imprópria, entre as línguas inglesa e portuguesa. Nosso objetivo é o estudo deste processo, considerando a importância da atribuição das palavras em classes de acordo com o contexto no qual ela está inserida e a produtividade dos vocábulos.

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