ANÁLISE DA REDUPLICAÇÃO
EM DADOS DA AQUISIÇÃO
UMA ABORDAGEM OTIMALISTA

Luciana Rocha de Albuquerque (UFRJ)
Carlos Alexandre Gonçalves
(UFRJ)

Nesta proposta de Comunicação, analiso o fenômeno da Reduplicação sob a luz da OT (Teoria da Otimalidade) em sua mais recente versão: a “Teoria da Correspondência” (McCarthy & Prince, 1995) que, ampliando a noção de Fidelidade, possibilita descrever melhor a interface Morfologia/Fonologia. Para fundamentar a análise, coletei, através de pesquisas de campo, rastreamento “on-line” e artigos publicados em periódicos nacionais, dados para a formação de um corpus, que atualmente constitui-se de 50 vocábulos divididos nas seguintes categorias: Reduplicação com verbos (corre-corre, pega-pega), Reduplicação no início de palavra (papai, titio), Reduplicação em final de palavra (chororó, bololô) e Reduplicação na linguagem infantil (pepeta, pepéu).

Em seguida, com o intuito de validar os dados coletados, foram aplicados testes de avaliação a falantes para a constatação de padrões mais gerais do fenômeno em questão. Neste trabalho, restrinjo-me à análise da Reduplicação em contexto de fala infantil. Nesse caso, pretendo evidenciar que as restrições de sílaba (ONSET, CODA-COND, NÃO-CODA) dominam as de palavra prosódica (T-Pd-D, ANALISE-Sil) e de fidelidade (MAX), nessa seqüência.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos