A NOÇÃO DE LETRAMENTO
COMO HORIZONTE POLÍTICO
PARA O TRABALHO ALFABETIZADOR
QUESTÕES PARA A PRÁTICA E PARA A PESQUISA

Cecília Goulart (UFF)

O objetivo do estudo é discutir a relevância da noção de letramento para a prática pedagógica de alfabetização e para a pesquisa da área, tomando como base as categorias de polifonia, linguagem social e gêneros do discurso da teoria da enunciação de Bakhtin.

O processo de alfabetização é concebido como a aprendizagem da escrita inserida no mundo social da escrita. O ponto de partida postulado se baseia no conhecimento de mundo das crianças, especialmente aquele relacionado a experiências e práticas mesmo que sutis de escrita, e nos desejos e necessidades das crianças em relação a esta prática cultural.

Discute-se como a sala de aula pode ser um espaço em que estejam disponíveis e circulem diferentes linguagens sociais, por meio de variados gêneros do discurso, constituindo-se como um lócus polifônico. Novas formas de conhecer o mundo, novas textualidades e novos conhecimentos - estas são as relevantes introduções que o mundo da escrita possibilita às pessoas. As formas como os textos se organizam, em diversos aspectos, expressam modos de apresentar e dividir o conhecimento, ordenando-o.

A noção de polifonia é vista como básica para a compreensão da noção de letramento no sentido de que o letramento está relacionado ao conjunto de práticas sociais, orais e escritas, e a instituições e objetos, atravessados pela língua escrita, e aos conteúdos a que, histórica e culturalmente, essa modalidade de linguagem está associada.

Serão apresentados dados de uma pesquisa em andamento realizada com crianças de 4 e 5 anos.

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