A POESIA NA ESCOLA FUNDAMENTAL
CONSTRUINDO A AUTORIA POÉTICA
Sonia Sirolli (PUC-SP e UNIVAP)
Teresinha de Fátima Nogueira (FEUSP e UNIVAP)
Muito se tem discutido a respeito do aluno-autor no espaço educacional, mas ainda são poucos os trabalhos de natureza mais prazerosa e que cumpram realmente uma função social. Ainda prevalece uma prática produtora das chamadas “redações”, que causam um sofrimento na maior parte dos discentes (Geraldi, 1988). No Projeto Vale Criar foram desenvolvidas oficinas culturais para 250 alunos, de 10 a 15 anos de idade, do ensino público fundamental do bairro do Galo Branco em São José dos Campos, SP. Uma das oficinas, Ateliê da Palavra, promoveu uma atividade literária de produção de poesias que culminou na organização, pelos alunos e professores, de um Sarau poético-musical-performático-plástico. O trabalho realizado pelos sujeitos envolvidos nesse processo teve as seguintes etapas: leitura de livros de poesias de vários autores brasileiros e portugueses; sensibilização realizada pelos professores junto aos alunos acerca da natureza da linguagem poética; indicação de temas pelos diferentes grupos de oficinandos e eleição dos temas motivadores de suas produções poéticas; processo de construção e socialização das poesias junto aos colegas e professores; apresentação das produções poéticas em forma de varal e declamação em evento público, o Sarau. Todas essas produções foram inscritas em um concurso de poesias organizado pela Universidade do Vale do Paraíba, sendo que cinco autores foram premiados com a publicação na Antologia Poética de 2002. O resultado revela que é possível desenvolver o poeta em potencial que existe em cada aluno se as condições de ensino-aprendizagem promoverem situações de produção significativas, motivadoras e socializantes.
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