AS CONSTRUÇÕES DE TÓPICO
NO PORTUGUÊS DO BRASIL
UM ESTUDO EM TEMPO REAL

Mônica Tavares Orsini (UFRRJ)

Este trabalho desenvolve uma análise das estratégias de construção de tópico marcado no português do Brasil. Apresentamos um estudo em tempo real sobre as correlações pertinentes às quatro estratégias aqui focalizadas: Anacoluto, Deslocamento à Esquerda, Topicalização e Tópico-Sujeito. Para tal, fazemos uso de pressupostos teórico-metodológicos da Sociolingüística Variacionista, sem, contudo, considerarmos as referidas estratégias como variantes.

Além da Sociolingüística, nossa análise utiliza-se de alguns pressupostos das gramáticas gerativa, funcionalista e textual. Trata-se de um trabalho empírico, que visa a traçar um quadro geral do comportamento dessas estruturas, confrontando o comportamento do português do Brasil com o europeu e o de outras línguas românicas.

A análise sintático-discursiva das estratégias, particularmente das construções de Deslocamento à Esquerda e Topicalização, evidencia uma complementaridade no uso dessas construções, claramente vinculada às mudanças em curso no português do Brasil: sujeitos preenchidos e objetos nulos.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos