AULAS DE LINGÜÍSTICA QUE ESTÃO NAS CRÔNICAS

Ivete Irene Santos
(UPMackenzie, FMagister, Alvorada Plus)

As crônicas, textos literários que geralmente versam sobre temas cotidianos provocando catarse, riso, sedução à leitura, trazem, de forma implícita ou explicita, temas que podem ser abordados teoricamente em sala de aula, propiciando a aplicação, de forma concreta, de conceitos que não se referem apenas à literatura. As crônicas selecionadas são textos publicados na Veja São Paulo, cujos enredos explicitamente abordam questões lingüísticas. Objetivamos, nessa comunicação, analisar as crônicas A etiqueta carioca (Dicas para o paulistano não dar vexame no Rio de Janeiro), Generais do cotidiano, Palavrinha perigosa, A língua maltratada de Walcyr Carrasco; Nome feio, jamais (O homem que nunca falava palavrão), Jecas e Capiaus (Oito dicas para identificar um caipira), de Marcos Reis; Beijos (O que mudou com a evolução dos costumes?), Paulistas x mineiros (Existe por aí um preconceito. Mas é suave e cordial), Diálogo difícil (Um homem do interior esbarra no jargão de uma secretária), Palavras fashion (O povo sempre dá um jeito de renovar a linguagem), Nossas vidas( reviravoltas em torno de uma palavra), Tropeços (A graça e a lógica de certos enganos da fala), Guerrilha urbana (O paladino da gramática ataca de madrugada) e Mil e uma utilidades, de Ivan Ângelo, ressaltando as discussões que elas incitam sobre a linguagem abordando ainda como os aspectos históricos, culturais e sociais influenciam na comunicação. Aproveitaremos ainda para comentar a experiência da utilização desses textos no Ensino Fundamental e Ensino Médio e nos cursos de Letras.

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