COESÃO TEXTUAL
UM PROBLEMA A MAIS
NA PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
PARA LEITURA INTERATIVA EM ESPANHOL/LE.
Ana Elizabeth Dreon de Albuquerque (UERJ e UFRJ)
A disciplina de Prática de Ensino de Espanhol, ministrada na UERJ, tem como um de seus objetivos a elaboração, pelo aluno-mestre, de seu próprio material didático para o ensino de leitura interativa em espanhol/ língua estrangeira - ensino médio. Dentre os diferentes tipos de exercícios que podem vir a ser elaborados para a leitura interativa, parte deles lida com a tarefa de trabalhar a coesão textual, que, pode ser, por exemplo, o preenchimento de lacunas, a reordenando de parágrafos, e outros mais. O fato é que, ainda que esses exercícios pareçam ser de fácil execução, o material produzido, numa primeira versão, tem se mostrado bastante deficitário no entendimento do que seja trabalhar a coesão textual. O presente trabalho visa discutir esses erros recorrentes na elaboração de tais exercícios.
........................................................................................................................................................... |
Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos |