CRÍTICA À PROPOSTA DE ENSINO DE GRAMÁTICA
A PARTIR DE UM LIVRO DIDÁTICO DE 8a SÉRIE

Flavia Coutinho Ferreira Sampaio (UFF)
Renata de Oliveira Souza
(UFF)
Sigrid Gavazzi
(UFF)

Ao analisar o livro “Português para todos” de Ernani Terra e Floriana Cavallete foi possível perceber aspectos interessantes com relação ao ensino de gramática. O tema analisado é “orações subordinadas adverbiais”, que está dividido em dois capítulos.

O livro tente explorar diversos tipos de texto: poesias, textos jornalísticos, charges, etc. Porém ao tratar da gramática nas partes intituladas “Gramática do texto” e “Conhecimentos Gramaticais”, ao autores acabam repetindo o que se tem feito há algum tempo: retiram do texto frases ou exemplos para analisá-los segundo o tema em questão.

Algumas atividades, no entanto, são muito interessantes como a que pede que o aluno faça uma oração para complementar determinada frase, utilizando a circunstância dada entre parênteses. Além disso, apesar de classificar as orações, não há exercícios que obriguem o aluno a fazê-lo.

A proposta do livro é boa, porém algumas ressalvas devem ser feitas. Apesar de incentivar a produção de textos orais, percebe-se o predomínio de um ensino voltado para a modalidade escrita. Mesmo na parte “expressão oral” o aluno é levado antes a escrever um resumo ou gráfico sobre o que irá falar. Ademais, temos o que Soares (1979) classifica como “uso da língua à gramática”, já que procura-se partir dos exemplos para a teoria. Estes exemplos não vêm dos alunos, mas dos textos usados como pretexto para abordar os temas gramaticais.

Apesar de inovar, o livro em questão ainda não conseguiu mudar um fator: o de impor aos alunos um modelo correto de falar e escrever.

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