DA TEORIA A PRÁTICA
O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE E/LE
Aline Pinheiro Costa dos Santos
Vanessa Macedo dos Reis
Ana Cristina dos Santos
O interesse pelo tema surgiu devido a experiências pessoais com o uso do texto literário como professoras e como alunas.
Ao tratar da utilização do texto literário no processo de aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, destacamos os seguintes problemas: o uso do texto literário nas aulas de ELE; a função do texto literário na prática diária do docente e a possível discordância entre a teoria e a prática na utilização destes textos.
Com a intenção de comprovar os fatos expostos, fizemos una pesquisa através de questionários que foram preenchidos pelos professores e entrevistas com os alunos nas escolas secundárias públicas e particulares. Tais procedimentos são fundamentais para verificar se há uma discordância entre a teoria e a prática no uso dos textos literários nas turmas de ELE. Outra contribuição desta pesquisa é mostrar se o professor trabalha da mesma maneira um texto literário e textos de outros estilos.
As hipóteses analisadas para o problema da má utilização dos textos literários em sala de aula englobam desde o seu uso para o ensino de temas gramaticais, esquecendo-se das suas outras funções ou particularidades até a resistência por parte dos docentes em usá-lo o que contribui para disseminar o “mito da dificuldade”.
A relevância de refletir sobre este assunto consiste em apontar formas mais didáticas para a utilização do texto literário na aulas de espanhol como ELE, com o objetivo de favorecer o processo de ensino e aprendizagem.
........................................................................................................................................................... |
Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos |