DO
LÉXICO
BÁSICO AO
VOCABULÁRIO CACOGRÁFICO
FUNDAMENTOS
PARA
ESTABELECER AS
REGRAS
DE
MAIOR RENTABILIDADE ORTOGRÁFICA
Marielos Murillo
Rojas
(Universidade de
Costa Rica)
O
problema
fundamental
da
presente
investigação
consiste
em
identificar
os
comportamentos
e os
padrões
gerais
da
ortografia
das
crianças
da
escola
costarriquenha a
partir
do
léxico
básico,
código
escrito.
O
corpus
está constituído
por
1765
redações
escritas
por
70
grupos
de
crianças
de
terceiro
e
sexto
ano
da
educação
primária,
pertencente a trinta e
cinco
escolas
públicas e
privadas,
localizadas nas vinte
regiões
educativas da
Costa
Rica.
Esta
amostra
é estatisticamente representativa das
instituições
de
educação
básica
costarriquenha.
O
léxico
básico
escolar
-código escrito- está constituído
por
3.720
lemas,
cada
uma
com
sua
respectiva
marca
gramatical,
índice
de
uso,
freqüência
e
grau
de
dispersão.
O
vocabulário cacográfico está formado
por 1.642
lemas o seja
entradas nas
que se agrupam as
possíveis
formas de
escrita duma
palavra e
seus derivados. Vejamos a
maneira de
exemplo o
caso do
advérbio
também:
Segundo a
informação
precedente dum
total de 999
vezes
que apareceu o
lema
também escreve-se
mais da
metade das
vezes
com
algum
tipo de
erro ortográfico.
O
acento
é o
erro
mais
representativo,
já
que
do 83% das
vezes
que
se escreveu
sem
ortografia
‘também’
omitiu-se o mudou de
posição
o
acento.
O segue a
escrita
de ‘n’
em
vez
de ‘m’
diante
de ‘b’ e
finalmente
a
mudança
de ‘b’
por
‘v’. Esta é,
sem
dúvida,
uma
palavra
que
deve reforçar-se continuamente
não
só
por
sua
freqüência
de
uso
senão
por
sua
dificuldade
vária.
Este
tipo
de
análise ortográfico permite
identificar os
erros
mais
freqüentes e
suas
principais
características;
além do
mais,
mostra
claramente os
padrões
ortográficos seguidos pelas
crianças
e conduze à
definição das
regras ortográficas produtivas.
Igualmente apresenta-se
um
análise dos
erros ortográficos
segundo os
seguintes
aspectos:
·
As
cem
palavras
com
maior
dificuldade ortográfica
·
As
formas
verbais
escritas
com
erros ortográficos
·
Palavras
com
dificuldade de
escrita, ordenadas
por
regras de
ortografia
·
As
regras ortográficas produtivas
Finalmente oferecem-se
alinhamentos metodológicos
gerais
pelo
ensino da
ortografia,
em
correlação
com o
programa de
estudos de
língua
materna na
educação
básica na
escola costarriquenha.
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