ENLAÇANDO DATAS E IDÉIAS
Denise Novo (SME)
Regina Duarte Viana (SME)
O presente projeto surgiu do desejo de "entrelaçar" diversas datas do presente calendário escolar, e correlacioná-las com a atual realidade vivida pela sociedade, e principalmente pelos alunos. Iniciamos nosso projeto tomando como base as datas do mês de MAIO, um exemplo: DIA DO TRABALHO, DIA DAS MAES E ABOLIÇAO. Tais datas foram trabalhadas de forma a oferecer aos alunos uma fuga à estagnação de conhecimentos isolados, os quais, a principio, aparentemente não mantêm uma conexão entre si, mas ao se cruzarem, dentro de uma visão mais próxima da realidade vivida pelos nossos alunos , verificamos o quanto estão inseridas umas nas outras. E , desta forma, levamos os alunos a refletirem sobre tais momentos de nossa historia , apropriando-se de diferentes linguagens como fonte de informação e construção do conhecimento, formar a sua consciência critica diante do que lhes foi imposto culturalmente pela sociedade, durante anos.
É nosso objetivo propiciar a construção de seus mecanismos próprios de trabalho diante da variedade de materiais disponíveis em nossa escola e em outras fontes de informação acessíveis a todos, favorecendo o trabalho interdisciplinar e critico.
Tal projeto ainda está em andamento, tendo em vista que a previsão é que dure todo o ano letivo, e também esta em consonância com o PPP de nossa escola.
A avaliação dentro deste trabalho tem sido constante através de atividades que privilegiam a participação critica do aluno, tais como: pesquisas, entrevistas, relatos de experiências, reportagens etc.
É indubitável que a maior e melhor avaliação que se pode fazer é observar que os alunos perceberam que os fatos históricos estão presentes hoje em suas vidas, e que eles, alunos, são construtores do seu futuro histórico, que começa agora.
........................................................................................................................................................... |
Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos |