ENTRE A ORALIDADE E A ESCRITA
A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO INJUNTIVO
POR CRIANÇAS NA INTERAÇÃO COMUNICATIVA

Christianne Mares Santos (UNINCOR)
Sérgio Roberto Costa
(UNINCOR)

Considerando a língua como lugar de interação o sujeito passa a ter caráter ativo na definição da situação na qual se acha engajado e na atualização das imagens e das representações sem as quais a comunicação não poderia existir. O tratamento da linguagem repousa na interação produtor-ouvinte/ leitor, que se manifesta por uma reciprocidade na antecipação e coordenação, em dado contexto, de conhecimentos e estratégias cognitivas. Os gêneros discursivos apresentam uma enorme importância no processo ensino-aprendizado pois são mediadores da construção e constituição sócio-histórica da linguagem e do sujeito. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como no proCesso de construção da escrita, os sujeitos vivendo no “mundo da oralidade”, foram compondo uma teoria sobre o funcionamento e a configuração do discurso escrito que o distingue tipicamente da manifestação lingüística falada, assumindo o pressuposto de que o domínio da modalidade oral da língua é a base sobre a qual se assenta o processo de “aquisição” e desenvolvimento dos conhecimentos necessários à interação lingüística mediada pela escrita. Situa-se aí o objetivo específico deste trabalho : estudar o desenvolvimento do gênero injuntivo escrito (instruções, receitas, regulamentos, regras do jogo, etc) em crianças na interação comunicativa. Os sujeitos da pesquisa serão alunos da terceira e quarta séries do Ensino Fundamental. A coleta de dados será feita por gravação em áudio de processos enunciativos de leitura e através da produção de textos injuntivos escritos. A análise dos dados buscará levar em conta tanto a materialidade verbal dos textos produzidos pelos sujeitos quanto o processo de produção de textos. Assim vai procurar identificar elementos que apontem para a realização de textos injuntivos que possam ter funcionamento comunicativo efetivo, se escritos, correlacionando a forma do produto às circunstâncias em que vai ser elaborado.

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