ENVOLVIMENTO E PRESERVAÇÃO
ENSINO PRODUTIVO
Mônica Alvarez Gomes das Neves (UVA)
Patrícia Vaz do Couto Miranda (UVA)
Regina Maria F. S. de Novaes (UVA)
O presente trabalho inscreve-se na linha de pesquisa da Sociolingüística Interacional e é fruto do projeto de Iniciação Científica da Universidade Veiga da Almeida, intitulado “Estratégias de envolvimento e de preservação da face no processo ensino/aprendizagem”.
A proposta é a de análise de aulas, gravadas em cassete, de uma escola municipal do Rio de Janeiro, no que concerne às estratégias de envolvimento e de preservação da face em contexto institucional de ensino e, mais especificamente, na interação professor/aluno. Essa análise lingüística pretende apontar o afetamento das escolhas dos falantes para a interação e, conseqüentemente, para o ensino, uma vez que, consoante Clark (1990), o discurso é visto como ação conjunta e que é a partir dela que as estratégias se construirão.
Questionários e entrevistas também foram aplicados a fim de ratificar a importância e alcance das estratégias então utilizadas.
Por fim, observa-se que tantos os processos de envolvimento quanto os de preservação da face interferem positiva e/ou negativamente em um ensino produtivo.
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