ENVOLVIMENTO E PRESERVAÇÃO
ENSINO PRODUTIVO

Mônica Alvarez Gomes das Neves (UVA)
Patrícia Vaz do Couto Miranda
(UVA)
Regina Maria F. S. de Novaes
(UVA)

O presente trabalho inscreve-se na linha de pesquisa da Sociolingüística Interacional e é fruto do projeto de Iniciação Científica da Universidade Veiga da Almeida, intitulado “Estratégias de envolvimento e de preservação da face no processo ensino/aprendizagem”.

A proposta é a de análise de aulas, gravadas em cassete, de uma escola municipal do Rio de Janeiro, no que concerne às estratégias de envolvimento e de preservação da face em contexto institucional de ensino e, mais especificamente, na interação professor/aluno. Essa análise lingüística pretende apontar o afetamento das escolhas dos falantes para a interação e, conseqüentemente, para o ensino, uma vez que, consoante Clark (1990), o discurso é visto como ação conjunta e que é a partir dela que as estratégias se construirão.

Questionários e entrevistas também foram aplicados a fim de ratificar a importância e alcance das estratégias então utilizadas.

Por fim, observa-se que tantos os processos de envolvimento quanto os de preservação da face interferem positiva e/ou negativamente em um ensino produtivo.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos