MÍDIA: A LINGUAGEM QUE SEDUZ
Eliane Aparecida Goulart Mendes
(UNINCOR, FASAR e UNIPAC-FATEC)
Percebe-se que a mídia possui o poder de persuasão,visto que simultaneamente ela se comporta de forma purista, utiliza uma linguagem mais popular para poder conquistar a adesão de seu público.Muitas vezes a influência dos meios de comunicação de massa colaboram para a desvalorização da norma culta em detrimento de seus modismos e vícios de linguagem trazidos pela mídia.O ensino da Língua Portuguesa deve priorizar a comunicação, surgindo também,a necessidade da inserção da norma culta para situações formais.Ensinar a língua, vem se tornando um desafio para professores que valorizam a comunicação e que almejam para seus alunos o conhecimento dessa norma.
“Entretanto, ao mesmo tempo em incorpora sua prática diária uma forma lingüística que garanta a comunicação e o sucesso comercial,a mídia, paradoxalmente,mantém um nível doutrinário, a defesa de um português puro,correto,estabelecido a partir das gramáticas tradicionais,mostrando grande preconceito particularmente com as variedades populares.” (BRITTO,l997,188).
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