O ENSINO DA FILOLOGIA ROMÂNICA EM SERGIPE
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
TEÓRICO-METODOLÓGICAS
Stefania Buonamassa (UFS e UNIT)
Mais do que uma pesquisa, este trabalho é uma reflexão e um convite ao debate acerca das condições de ensino da Filologia Românica e História da Língua Portuguesa em Sergipe. O cenário atual conta com a oferta de cursos de Letras em três instituições, junto às quais, procurou-se analisar a questão do ensino das disciplinas em tela, haja vista a sua peculiaridade em termos da necessidade de conhecimentos complementares, porém essenciais para uma visão suficientemente abrangente da história da ou das línguas. Assim, com o objetivo de investigar esse quadro, e movidos por uma inquietação profissional e pessoal, foi possível pôr em evidência a relação entre a visão de mundo, culturalmente falando, do estudante de Letras da atualidade e a dificuldade por este experimentada ao lidar de forma mais consciente e profunda com estas e outras disciplinas de seu currículo. Espera-se que essas reflexões gerem um debate salutar e possam servir de ponto de partida para uma renovação do modo de pensar o aprendizado da Filologia, tanto no Estado quanto nas demais regiões nas quais se dão essas mesmas características.
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