O ENSINO DAS LOCUÇÕES A ESTUDANTES DE E/LE
Esther Gutiérrez Quintana (UECE)
As locuções são uma parte significativa da língua espanhola, motivo pelo qual não se pode omiti-las no processo de ensino-aprendizagem, já que seria o mesmo que renunciar aos recursos produtivos para certos usos sociais da linguagem ou para a organização do discurso.
A apresentação do tema começará com algumas questões gerais sobre as locuções: dificuldades de identificação; como diferenciá-las de outros tipos de estruturas; características como fixação: seu comportamento unitário, elementos que as configuram, possíveis anomalias, elementos exclusivos; idiomática: significado, palavras diacríticas, sintagmas figurados e idiomáticos, locuções em processo de fixação; descritiva: descrição de seus traços, problemas terminológicos e possíveis classificações.
A segunda parte versa sobre questões de aplicação didática. Primeiramente, uma reflexão sobre como enfocar o ensino das unidades fraseológicas a estudantes de E/LE e sobre as dificuldades para o ensino destes elementos por sua complexidade por falta de equivalência entre significado figurado e significado literal de seus constituintes.
Destaca-se o risco da memorização das locuções por parte dos alunos por serem estruturas fixas e sua ausência em material didático específico para aprendizagem de locuções e unidades fraseológicas em geral.
Para terminar, apresenta-se uma série de atividades para praticar estas estruturas com uma metodologia que permita aos alunos descubrirem o sentido das estruturas através da observação, da análise e da dedução, de maneira que possam, eles mesmos, produzir e sistematizar as estruturas observadas, levando-os a generalizar e a conceituar o que foi aprendido.
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