O LUGAR E A VEZ DA PARALITERATURA
NA SALA DE AULA DE E/LE

Ana Cristina dos Santos
Léa de Sousa Campos de Menezes

O objetivo da comunicação é expor como a literatura paradidática inserida nos primeiros períodos de um curso de licenciatura de língua espanhola contribui para a ampliação do saber. Comprova-se essa tese através de atividades desenvolvidas com o texto Guantanameras de Dolores Soler-Espiauba cujo tema permitiu associá-lo ao filme Guantanamera de Tomas Gutiérrez Alea e ao poema musicado de José Martí, Guantanamera.. A interseção de diferentes gêneros discursivos: a narração, a poesia, a música e o cinema não só estimula os alunos no uso das estruturas elementares e intermediárias da língua, mas também, e principalmente, desenvolvem e aperfeiçoam a suas competências literária e discursiva, na medida em que observa, compara e é levado a refletir sobre as linguagens peculiares de cada um desses documentos artísticos, utilizados neste contexto como um recurso didático-pedagógico mais.

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