O PLANEJAMENTO NA PRODUÇÃO DE MATERIAL
EM LEITURA INTERATIVA
Ana Cristina dos Santos (UERJ e UVA)
É lugar comum na área de ensino que muitos professores escolhem o seu material didático de língua estrangeira por fatores diversos: facilidade de ser encontrado no mercado, preços acessíveis, entre eles. Muitas vezes não conhece o suficiente da metodologia empregada pelo material ou em acaso mais graves e em uma atitude inversa, confecciona o seu planejamento a partir do material didático escolhido. É com o objetivo de rever esta prática que o curso de Especialização em Língua espanhola - Instrumental para leitura do Instituto de Letras da UERJ discute questões relativas ao planejamento e elaboração do próprio material didático para as aulas de língua espanhola com base no modelo sócio interacional de leitura. Esta discussão faz-se necessária porque não se pode elaborar um material sem antes pensar em seu planejamento. É necessário saber o que se espera alcançar e como e estas duas perguntas só podem ser respondidas no processo de ensino e aprendizagem através do plano de curso. Pretendemos mostrar como, ao produzir o seu próprio material didático, o professor deve especificar os seus objetivos e os conteúdos para o material poder adequar-se ao nível dos alunos e tornar-se eficiente e, principalmente, mostrar que as duas atividades - planejamento e elaboração de material - não podem ser pensadas em separado pois, dentro do processo de ensino e aprendizagem, uma complementa a outra.
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