O SUBJUNTIVO EM ESPANHOL E EM ITALIANO
UMA PROPOSTA DIDÁTICA
Esther Gutiérrez Quintana (UECE)
Objetiva-se insistir sobre a importância da reflexão contrastiva entre línguas afins no momento da elaboração dos planos de curso destinados ao ensino de espanhol; como exemplo, se coloca para análise um conteúdo com o qual todos os professores de E/LE se defrontam: o modo subjuntivo.
Para começar, algumas questões teóricas, por exemplo, o que é o modo verbal conforme definição de alguns dos maiores lingüistas e gramáticos, tanto tradicionais como contemporâneos e, em seguida, se comentam alguns critérios para sua explicação em sala de aula, as diferenças entre as opções de uso obrigatório ou optativo e, a modo de exemplo, apresenta-se o “congiuntivo” italiano e suas diferenças com o modo em espanhol.
A segunda parte está dedicada a questões de aplicação prática em sala de aula, especificamente, uma reflexão sobre o ensino do subjuntivo a italianos e uma proposta de exercícios. Para isso, foram selecionadas funções comunicativas mais produtivas, nas quais intervém o subjuntivo, e as que apresentam maiores dificuldades para os alunos italianos: expressar dúvida, aconselhar, sugerir, opinar e avaliar, funções nas quais o subjuntivo é um conteúdo gramatical, junto de outros conteúdos lexicais. Estas atividades são adequadas para um nível intermediário, posto que é o momento ideal para consolidar o que já foi aprendido e para proporcionar uma maior “ bagagem” léxica e gramatical, cujo conhecimento ajudará em um maior número de contextos.
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