O TEXTO LITERÁRIO COMO COMPONENTE CULTURAL
NO ENSINO DE ESPANHOL
COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Sara Araújo Brito

A cultura é o meio de comunicação do homem e a personalidade dos membros de uma comunidade. Tem muita relação com a maneira em que as pessoas se expressam, com a forma de pensar, de resolver problemas, de mover-se; observa-se também na organização da sociedade em suas características mais específicas.

Por conseguinte, dado que a língua e a cultura vão unidas, posso dizer que é impossível “dominar” uma língua sem “dominar” a cultura, ou seja, o mundo que vai unido a ela.

A literatura como arte reflete as representações da cultura de um povo. E a língua, obviamente, é uma das formas de manifestar a cultura.

A dissociação entre língua e cultura é uma das problemáticas que precisa ser desmitificada. O professor de língua estrangeira deve se preocupar com a transmissão de riqueza, também estética, que nos traz as variadas culturas, fazer das salas de aula “grandes laboratórios de leitura”.

A variedade de documentos lingüísticos que pode valer-se um professor de língua estrangeira é muito grande. Cada um tem sua especificidade que pode ser explorada de acordo com seus aspectos característicos. Todos devem ser trabalhados, inclusive, os textos literários.

Baseado nesta perspectiva, este trabalho propõe discutir sobre o ensino do espanhol como língua estrangeira relacionando-o à literatura, como aspecto cultural, para a aprendizagem do idioma.

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