RAÍZES DO POPULAR NA ESCRITURA ROSIANA
Maria Isaura Pereira Rodrigues (UERJ)
A presente pesquisa tem o propósito de realizar um estudo dos níveis de fala em Tutaméia e de proceder à análise de fatores extralingüísticos que possam ter motivado as variações de linguagem. Partindo-se da premissa de que na ficção rosiana ocorre o reagenciamento da narração oral, arcaica e comunitária, objetiva-se observar como, através do resgate do contador de estórias, a poética rosiana realiza uma autêntica experiência lingüística que conjuga oralidade e erudição e desmancha o desnível acentuado - que aparece freqüentemente em obras regionalistas - entre o discurso do narrador, extremamente cuidado e formal, e a fala dos personagens, natural, descuidada e típica. Pretende-se ainda examinar, a partir de um pequeno corpus de expressões da língua falada, como, em Rosa, as estruturas orais são desautomatizadas em vários níveis, dando origem a uma linguagem estilizada que, sem despersonificar a fala do sertanejo, encena de forma engenhosa o artifício da oralidade.
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