REQUISITOS PARA ESPECIFICAÇÃO
DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL

Mirian Rosa de Freitas Montin (UNIOESTE)
Jorge Bidarra
(UNIOESTE)

A questão da aprendizagem, especificamente no que concerne à aquisição de vocabulário por crianças em fase de alfabetização, é um assunto de alta complexidade e bastante polêmico. Diferentes teorias no campo da pedagogia e de áreas afins têm sido usadas para tal discussão. Dentre os principais estudos produzidos, podemos citar o legado deixado por dois importantes pesquisadores, Jean Piaget e Lev Semyonovitch Vygotsky. Nesse artigo, enfocaremos, particularmente, os estudos desenvolvidos por Vygotsky, tomando por referência básica duas de suas obras, A Formação Social da Mente (2000) e Pensamento e Linguagem (1998). Também neste trabalho estarão sendo considerados autores tais como Barrett (1978), Clark (1995) e Levelt (1989), de quem, aliás, adotamos o modelo de compreensão e produção da linguagem como uma das bases teóricas para a sustentação dos requisitos que pretendemos levantar para a especificação de um software educacional (léxico eletrônico) para auxílio à criança em aquisição de vocabulário. O que apresentamos neste artigo é o resultado de uma investigação criteriosa que a nossa equipe vem desenvolvendo ao longo de algum tempo e que agora encontra-se em fase de consolidação e sistematização. Fundamentalmente, as questões tratadas aqui enfocam dois aspectos. Um deles, o modo como, teoricamente, uma criança se apropria de novos conceitos e o outro, que mecanismos de processamento lingüístico estariam em jogo nesse tipo de processamento.

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