SINTAXE DIACRÔNICA: UM ESTUDO DE CASO

Geraldo José da Silva (UEMS e UEM)

O presente trabalho centra-se num levantamento de ocorrências sintáticas do significante ca/que em textos arcaicos, cantigas números 119 e 125 de Fernan Garcia Esgaravunha, do Cancioneiro da Ajuda. Objetiva, também, analisar a incidência dos conectivos ca/que em funcionamento frástico devido a sua proximidade sintático-semântica que por vezes assume a função sintática ora coordenativa ora subordinativa, levando-se em conta o contexto em que é empregado. Vê-se - dessa forma - a complexidade do encadeamento sintático de que dispõe a Língua Portuguesa. Um estudo sob a ótica diacrônica é deveras oportuno para um melhor aclaramento de situações lingüísticas do fenômeno sintático em uso sincrônico. Ressaltamos que a abordagem diacrônica do estudo da Língua Portuguesa em todos os seus aspectos fonéticos, fonológicos, morfológicos e sintáticos é de fundamental importância para todos aqueles que lidam com tal código. Notamos que ao longo tempo a abordagem sincrônica por si só não dá conta dos fenômenos inerentes aos estudos lingüísticos de nossa Língua.

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