UMA PROPOSTA DE RECONSTRUÇÃO
DO CAMINHO ARGUMENTATIVO-PERSUASIVO
(MECANISMOS LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS
EM HERBERT DE SOUZA)

Wagner Alexandre dos Santos Costa (UFF)

Estudos de análise do discurso comprovam que um texto não é apenas uma seqüência de frases, mas um todo articulado e que possui intencionalidade. O texto é o lugar onde acontece a interação entre sujeitos sociais, nele se constituem os sentidos propostos pelo enunciador, no momento da enunciação.

Nosso estudo objetiva refazer o percurso lingüístico-discursivo construído pelo sociólogo Herbert de Souza em textos de sua autoria, textos que versam sobre fome, miséria e ética na política. Percorremos as trilhas da análise do discurso e da lingüística do texto na busca pela forma como se constitui o sujeito-histórico no discurso.

Para tanto, consideramos a importância do contexto sócio-histórico em que o corpus se insere, investigando, pelo ponto de vista do leitor-analista, os recursos lógicos de articulação dos enunciados. Constatamos a presença da figura do sociólogo, professor e esquerdista no discurso. A formação que molda a personalidade discursiva de Herbert emerge através da polifonia que utiliza em sua argumentação.

E essa formação discursiva embasa não somente o autor no direcionamento ideológico que dá ao discurso, mas ainda àquele a quem cabe interpretar os enunciados propostos.

Daí a figura do sujeito-histórico também contar na sua constituição como locutor. Quem está ali é nada mais nada menos que o Betinho, o sociólogo, o idealizador de vários projetos de ação social. Pretende-se, por este viés, explicitar as estratégias utilizadas por ele para atingir a persuasão do interlocutor.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos