UM ESTUDO LINGÜÍSTICO-DISCURSIVO
EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS

Marizeth Faria dos Santos Araújo (UFRJ)

O universo discursivo da publicidade ultrapassa a mera apresentação de um produto a um possível consumidor, visto que diversos são os elementos lingüísticos e extralingüísticos envolvidos no processo enunciativo de textos dessa natureza. O discurso constrói-se a partir do processo dinâmico de realização de um enunciado, que, segundo Bakhtin (1992: 318-319), é um fenômeno “complexo, polimorfo”. Sendo assim, torna-se relevante a análise do discurso publicitário com ênfase nos elementos participantes da construção de sentidos nesse gênero de ampla complexidade e o papel destes no todo discursivo.

Com esse estudo, pode-se refletir acerca da ampliação das possibilidades do trabalho de exploração lingüística e interpretativa de textos desse gênero no ensino de língua portuguesa. A partir disso, este trabalho propõe-se a analisar o texto publicitário sob um prisma lingüístico-discursivo, buscando a comprovação de que, nessa perspectiva, os sentidos produzidos se ampliam e torna-se possível estudar estruturas subjacentes ao texto. Será possível, ainda, verificar que o elemento central na publicidade não é o produto em si, mas a imagem do co-enunciador que é construída a partir da enunciação para que se alcance a adesão desse interlocutor ao propósito maior do texto: a persuasão.

Com base nos objetivos da pesquisa, constituíram base teórica de análise alguns estudos já realizados acerca do texto publicitário e pressupostos teóricos referentes à análise do discurso, priorizando os estudos realizados por Bakhtin (1992;1995), Ducrot (1987), Anscombre & Ducrot (1983), Maingueneau (1997; 1998; 2002) e Charaudeau (1983; 1994; 1999; 2002a; 2002b), com ênfase em uma visão semântico-enunciativa e semântico-pragmática da língua para que se possa compreender o amplo valor dos elementos constitutivos desse universo discursivo publicitário.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos