O ENSINO DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA

Ricardo Cavaliere (UFF)

Temas de interesse (1)

Domínios da Fonética e da Fonologia. O aparelho fonador. Som lingüístico e som não-lingüístico. Conceito de letra, fonema e alofone. Sistemas ortográficos. O sistema ortográfico do português. A questão do hífen nos nomes compostos e na prefixação. A futura reforma ortográfica e sua relevância

· Conceito de fonema, letra e alofone.

· Tipos de grafemas.

· Letras do hebraico: א ב ג ד ה etc.

· Letras do árabe: ث ح ز etc.

· O hiragana e o katakana japoneses.

· Ideogramas: ♀ ♂ ☼ € .

· O Kanji chinês.

· O sistema ortográfico brasileiro.

· Relação entre fonema e letra. Exemplos: cela, sela, exceção, exsudar, nascer, caçar, cassar, exímio, zebra, casa, queda etc.

· Letras especiais: k,w,y. Exemplos: frankliniano, kantismo, byronismo.

Temas de interesse (2)

Norma gramatical e Fonética. Aspectos prosódicos e ortoépicos. Palavras de pronúncia controversa. Palavras de dupla pronúncia. Pronúncia das vogais. Pronúncia dos ditongos. Pronúncia dos encontros consonantais. Conjugação de verbos com encontros consonantais no radical. Conjugação de verbos com encontros vocálicos no radical. Casos de homofonia e homografia.

 

1. Padrões de eufonia: colisão, eco, hiato, cacófato.

1.1 “Se eu tenho que morrer na flor dos anos/ Meus Deus! não seja já.” (Casimiro de Abreu)

1.2 O pensamento geral é que o aumento de preços traz grande tormento à população.

1.3 Sei que há algo a mais nesse caso.

1.4 Percebeu como ela nos olhava?

2. Casos especiais de pronúncia.

2.1 Vogais precedidas de consoantes nasais: banana, Roraima.

2.2 O à resultante da crase.

2.3 Pronúncia de vogais átonas pretônicas e postônicas: menino, ferido, comprimento, carro, mala, mate.

2.4 O u nos grupos gu e qu: pronuncia-se em agüentar, argüição, exigüidade, delinqüir, qüinqüênio; não se pronuncia em distinguir, extinguir, adquirir, aniquilar, questão; é facultativo em líquido, antiquíssimo, equivalente. Há dupla pronúncia em cota e quota (fração).

2.5 Timbre de vogais médias: acervo, achega, adrede, caminhoneta, cerda, defeso, extra, fechar, interesse, lerdo, interesse, em que pese a, colméia (colmeia) centopéia (centopeia), cervo, badejo, blefe, coeso, ileso, obsoleto; amorfo, canoro, dolo, molho, probo, alcova, algoz, boda, desporto, logro.

2.6 Ditongos em palavras com l velar: farol, azul, sal, gol, etc.

2.7 O fenômeno da monotongação: saveiro, queijo, baixo, louco, rouco, sou etc.

2.8 Encontros consonantais na pronúncia brasileira: pneu, apto, afta, indigno, Agnaldo.

2.9 Conjugação de verbos com ditongos no radical: inteirar, noivar, roubar, etc.:

2.10 Conjugação de verbos com encontros consonantais no radical: optar, estagnar, ritmar etc.

2.11 Palavras que oferecem dúvida quanto à sílaba tônica:

2.11.1 oxítonas: cateter, harém, Gibraltar, mister, Nobel, novel, refém, recém, ruim, sutil, ureter etc.

2.11.2 paroxítonas: acórdão, misantropo, exegese, necropsia, filantropo, ambrosia, fortuito, gratuito, avaro, aziago, barbaria, pudico, Hungria, ibero, índex, dúplex, maquinaria etc.

2.11.3 proparoxítonas: aeródromo, biótipo, anélito, arquétipo, bávaro, boêmia, ínterim,. lêvedo etc.

2.16 palavras com mais de uma pronúncia: acróbata, acrobata; alópata, alopata; ambrósia, ambrosia, anidridio, anídrido; biópsia, biopsia; homília, homilia; projétil, projetil, réptil, reptil; túlipa, tulipa etc.

Temas de interesse (3)

A interface da Fonética com a Língua Literária. Figuras fonéticas. Valores sinestésicos dos fonemas. A onomatopéia. A harmonia imitativa.

1. As figuras fonéticas

“Vozes, veladas, veludosas, vozes/Volúpias dos violões, vozes veladas...” (Cruz e Souza)

“Horas de ocaso, trêmulas, extremas” (Cruz e Souza)

“Horas de ocaso, trêmulas, extremas.” (Cruz e Souza)

“chios, chuveiros, chiando,/chiando/chovendo/chuvas de fogo”(Jorge de Lima)

“Com um eco que vem na aragem/A estrugir, rugir, mugir...” (Manuel Bandeira)

O valor expressivo dos fonemas:

/a/ idéia de amplitude, iluminação (paz, claridade);

senso de pequenez e agudeza (fino, mínimo, tiro)

/o/ motivo para formas e movimentos circulares (sol, bola, rolar)

/u/ o fechamento abafado expressa o sentido de obscuridade, escuridão (túmulo, sepulcro, luto).

/p/ e /b/: as oclusivas labiais prestam-se a explosões e ruídos abafados

/t/ e /d/: induzem ruídos secos e violentos

/f/ e /v/: expressam sopros

/s/ e /z/ são a imagem sensorial dos assobios, chiados, como em chuva, assovio etc.

Exemplos de textos:

Enfunando os papos, Saem da penumbra, Aos pulos, os sapos: A luz os deslumbra. (Manuel Bandeira) Ah! ver por terra, profanada, A ara partida; E a arte imortal aos pés calçada, Prostituída!... (Olavo Bilac) Mundo mundo vasto mundo se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, não seria uma solução. Mundo mundo vasto mundo, mais vasto é meu coração. (C. D. de Andrade)

2. A onomatopéia e a harmonia imitativa.

Um exemplo clássico desse expressivo recurso poético encontra-se nos seguintes versos de Manuel Bandeira (BANDEIRA, 1993):

Trem de Ferro

Café com pão Café com pão Café com pão Virge Maria que foi isso maquinista? ............................................... Oô... Foge, bicho Foge, povo Passa ponte Passa poste Passa pasto Passa boi Passa boiada Passa galho Da ingazeira Debruçada No riacho Que vontade De cantar! Oô... (café com pão é muito bom) (Manuel Bandeira)

Sino de Belém, pelos que inda vêm!

Sino de Belém bate bem-bem-bem.

Sino da Paixão, pelos que lá vão!

Sino da Paixão bate bão-bão-bão.

Sino de Belém, como soa bem!

Sino de Belém bate bem-bem-bem.

Sino da Paixão...Por meu pai?... Não! Não!

Sino da Paixão bate bão-bão-bão.

(Manuel Bandeira)

Temas de interesse 4

Aspectos de variação diatópica. Sotaque e expressividade. Pronúncia e classe social. Sotaque e preconceito lingüístico

1.Variantes regionais, variantes sociais e variantes pessoais.

2. Pronúncia e discriminação social.

3. Pronúncia e jargão.

4. Exemplos de variantes regionais

a. O /R/ em início de sílaba.

b. O /R/ em final de sílaba.

c. Distinção entre o /R/ vibrante sulista e o /h/ aspirado carioca.

5. Exemplos de perda de distinção entre fonemas.

a. Perda de distinção entre consoantes fricativas em final de sílaba.

b. Perda de distinção entre /λ/ e /ly/.

c. Perda de distinção entre /s/, /S/, /z/, /Z/.

d. Sincretismos regionais.