FALA DE THEREZINHA NASCENTES ALVES
(Filha de Antenor Nascentes)

 

Boa tarde a todos os presentes.

Gostaria de registrar que é uma honra a nossa participação (da Família Nascentes) neste evento.

Aproveito para me apresentar:

Sou Therezinha Nascentes Alves (Therezinha, com “Th” e “z”, faço absoluta questão disto), filha caçula do Antenor, e é a primeira vez que presido uma reunião.

Antecipadamente, peço desculpas por qualquer falha que eu possa cometer, pois vemos como uma grande responsabilidade a nossa participação neste evento realizado aqui na UERJ. Mas, se algum “deslize” acontecer será compartilhado com o Prof. José Pereira da Silva, que me convidou.

Bem, neste 10º CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA, sendo realizado em homenagem a Antenor Nascentes, aproveitamos a oportunidade para registrar a intervenção de uma pessoa muito especial, na vida do meu pai.

Foi a Profa. Dona “Amélia Costa”. Papai deveria ter seus 6 (seis) anos incompletos, cursava o primário e ainda usava camisolão, como era o hábito naquela época (mais ou menos em 1891). Como ele se destacou durante o curso, esta senhora percebendo a vontade que ele tinha de estudar e a absoluta falta de condições financeiras da família prontificou-se a ajudar para que ele pudesse fazer o secundário. Naquela ocasião, ele iria parar de estudar!!!... Mas ela falou para minha avó Paulina (Mãe de Antenor), “não senhora, deixe o Antenor continuar a estudar, que eu pago o que ele precisar”.

Preparando-se para o Colégio Pedro II, Antenor foi aprovado com distinção!!!...

Sempre aplicado foi se destacando, abrindo seus espaços e vencendo.

A família gostaria de estender esta homenagem à Profª Dona “Amélia Costa”, é a ela que nós devemos tudo isto.

Bem, aproveito agora para apresentar os componentes da mesa.

Primeiramente:

A Profa. Márcia Romualdo, atual diretora da Escola Municipal Antenor Nascentes apresentará

Finalizando, um neto, apresentará um conjunto de passagens da vida do Papai na intimidade da família, assim como solicitado pelo Prof. José Pereira da Silva, com o título “NOSSO PAI E NOSSO AVÔ, ANTENOR”.

Reitero meu pedido de desculpas por alguma falha cometida, pois a emoção é muito grande.

Nós os “NASCENTES”, ficaremos eternamente agradecidos.

Obrigado e Boa Noite!

Nasceu – 17 de junho de 1886

Faleceu – 06 de setembro de 1972 (viveu 86 anos)