APRESENTAÇÃO
Doze
dos quinze minicursos oferecidos neste congresso
tiveram seus textos completos disponibilizados neste volume, sendo que dois
deles não o tiveram porque seus autores já o publicaram em livros que estão no
mercado livreiro.
Utilizando
o que os autores publicaram no LIVRO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO, daremos aqui uma
síntese dos minicursos oferecidos, pela ordem de
apresentação.
1-
O ensino inoperante da produção textual, a significação da escrita sob a teoria
da Semiolingüística da Análise do Discurso como
arcabouço teórico para o desenvolvimento do trabalho de produção textual à luz
da Crítica Genética.
2- Os
Trata-se
dos Atlas
3- Em que costuma basear-se o professor
de português, em tempos de variação e mudança? Em sua prática, apóia-se nas
prescrições da gramática tradicional e na descrição de estruturas e prioriza a
análise sintática? Monitora os desvios dos estudantes sistematicamente? Ou, por
outro lado, conscientiza-se da fase de mudanças sintáticas, em estágio avançado
na fala, por que passa o nosso português? E, por essa razão, aproveita o
cabedal lingüístico de seus alunos, as
habilidades e os avanços já alcançados antes de ingressarem na escola,
acrescentando-lhes as informações de que não dispõem?
4- O
5- A edição crítica é o resultado prático
resultante da disciplina teórica Crítica Textual, geralmente executada como
atividade filológica, apesar de nem sempre feita por filólogos.
A prática da edição crítica é anterior à
constituição da Crítica Textual como ciência, por isto, tratar-se-á também de
sua história.
6 - Levantamento das bases teóricas e busca de um quadro
de oposições entre o estruturalismo e a teoria gerativo-transformacional.
7 - As figuras de estilo mais freqüentes do bucolismo virgiliano a saber: figuras de
harmonia, de construção, de pensamento, tropos, figuras de transposição e
algumas alusões políticas.
8 – O
9 – A cultura popular é uma
fonte importante no ensino. Partindo disso, analisa-se a contribuição da fala
popular de alguns moradores da região de Porto Nacional, TO. A manutenção de
alguns arcaísmos, a mudança de sentido de alguns termos, a queda de alguns sons
em algumas palavras, etc. A divulgação desses trabalhos tornará os estudos
10 - O
11 - As três fases da Análise do Discurso em relação ao
sujeito, interpelando-o quanto ao aspecto histórico e ideológico. Destacam-se
as vozes discursivas que se fazem anunciar em um texto através das várias
opções lingüísticas do discurso reportado.
Rio de Janeiro,
agosto de 2006.
José Pereira da Silva