PROGRAMAÇÃO
SEGUNDA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2006
08h00min às 10h00min:
Recepção de material e inscrições novas, enquanto o quarteto de saxofones
“InterSax”, composto de Samuel Andrade, Isaías de Oliveira, Emerson Ribeiro
e Rafael Lanzetti, oferece um espetáculo de pré-abertura do congresso,
disponibilizando seus discos à venda.
SESSÃO DE ABERTURA
10h00min às 12h00min:
Sessão de Abertura, com as boas vindas da Direção do Instituto de Letras, com a
presença de José Luís Jobim de Salles Fonseca (Diretor) e Anna
Elizabeth Balocco (Vice-Diretora), e mesa-redonda sobre “Antenor Nascentes
e sua obra”, sob a presidência da Professora Cilene da Cunha Pereira
(UFRJ e ABRAFIL) e falará sobre “Antenor Nascentes, o São João Batista dos
estudos lingüísticos no Brasil”.
M-R de 21 1b – Leodegário
Amarante de Azevedo Filho (UFRJ, UERJ e ABRAFIL) – Posição de Antenor
Nascentes na História da Filologia no Brasil.
M-R de 21 1c – Ricardo
Stavola Cavaliere (UFF e ABRAFIL) – Antenor Nascentes e os estudos
historiográficos
M-R de 21 1c – Hilma
Pereira Ranauro (UFF e ABRAFIL) – O falar do Rio de Janeiro ou O
Dialeto Carioca?
12h00min às 14h00min: Almoço
14h00min às 16h00min: Sessão de minicursos
MINICURSO 01 –
Caminhos da
Geolingüística: uma retrospectiva de Antenor Nascentes ao Projeto ALiB –
Projeto Atlas Lingüístico do Brasil – Márcia Regina Teixeira da Encarnação
(USP) e Adriana Cristina Cristianini (USP e UNIBAN)
MINICURSO 02 – sem o
texto no livro dos minicursos
Gêneros de Texto e de
Discurso: teorização e aplicação escolar – Sílvio Ribeiro da Silva (UFG
e UNICAMP)
MINICURSO 03 –
Língua falada:
processos de construção – Paulo de Tarso Galembeck (UEL)
MINICURSO 04 –
O estilo de Virgílio
nas Bucólicas – Márcio Luiz Moitinha Ribeiro (UERJ)
MINICURSO 05 –
O português brasileiro
contribuições da cultura regional para as aulas de filologia românica no Curso
de Letras da UFTO – Adriano Batista Castorino (UFTO)
MINICURSO 06 –
Tópicos de análise do
discurso na prática escolar: casos de discurso reportado e a polifonia
discursiva – Cleide Emilia Faye Pedrosa (UFS), Ana Sabrina de
Oliveira Leme Domingues (UFS) e Ivana Maria Dias Oliveira (UFS)
MINICURSO 07 –
O processo de legendagem
de filmes e documentários em DVD – Rafael Lanzetti (ISAT e SENAC-RJ)
MINICURSO 08 – sem o
texto no livro dos minicursos
Semântica essencial - Afrânio
da Silva Garcia (UERJ e UNESA)
MINICURSO 09 –
Fundamentação
filosófica das gramáticas – Gustavo Adolfo Pinheiro da Silva (UERJ e
UGF)
MINICURSO 10 –
A semiolingüística e a
crítica genética – contribuições para a produção textual significativa – Cláudia
J. G. Lemos (VIZIVALI) e Helena Maria Guareschi (VIZIVALI)
TERÇA-FEIRA, 22 DE AGOSTO DE 2006
08h00min às 10h00min:
Segunda sessão de mesas-redondas
M-R de 22 1a –
“Português: perspectivas de quem ensina”, sob a presidência da Professora
Doutora Rosane Santos Mauro Monnerat (UFF), que falará sobre “Afinal, para que
serve a gramática?”
M-R de 22 1b – Norimar
Júdice – Abordagem do texto no processo de ensino-aprendizagem de português
do Brasil para estrangeiros
M-R de 22 1c – Adriana
Rebello – Futuro do pretérito de valor polifônico e pretérito imperfeito do
indicativo – tempos intercambiáveis?
M-R de 22 1d – Lucineide
de Lima Paulo – Estratégias de referenciação e categorização em textos
publicitários – Novo Honda Civic: “Muito mais que um meio de transporte. É um
meio de ficar feliz”
M-R de 22 1e – Lygia
Maria Gonçalves Trouche – Estratégias de leitura: o desenvolvimento do
leitor crítico
M-R de 22 2a – “A
linguagem da memória”, sob a presidência da Professora Doutora Cristina
Maria Teixeira Martinho (USS), que falará sobre “Estigmas da memória – os Lais
de Marie de France.”
M-R de 22 2b – Simão
Pedro – A rainha dos cárceres da Grécia: suas memórias, seus esquecimentos
M-R de 22 2c – Regina
Célia Pentagna Petrillo – O discurso da memória no romance brasileiro
contemporâneo (década de 90)
M-R de 22 2d – Maria
Inês Mexias – A questão da memória
M-R de 22 3a –
“Diferentes vertentes dos estudos filológicos”, sob a presidência da Professora
Doutora Rosa Borges dos Santos (UNEB e UFBA), que falará sobre “Filologia
textual e lingüística”
M-R de 22 3b – Gilberto
Sobral – Filologia textual e a análise de discurso
M-R de 22 3c – Celina
Márcia de Souza Abbade – Filologia textual e o estudo do léxico
M-R de 22 3d – Maria da
Conceição Reis Teixeira – Filologia textual e literatura
M-R de 22 3e – Rita de
Cássia Ribeiro de Queiroz – Filologia textual e história culrural
M-R de 22 4 – “A
tradução domesticadora de literatura e o novo público-leitor brasileiro”, sob a
presidência do Professor Mestre Rafael Lanzetti Ayres Faria (ISAT e
SENAC-RJ).
M-R de 22 4a – Cynthia
Fonseca Azevedo – A tradução domesticadora de literatura e o novo
público-leitor brasileiro
M-R de 22 4b – Carlos
Mota – A tradução domesticadora de literatura e o novo público-leitor
brasileiro
M-R de 22 4c – Dênnys
Vinícius – A tradução domesticadora de literatura e o novo público-leitor
brasileiro
M-R de 22 4d – Frederico
Silva – A tradução domesticadora de literatura e o novo público-leitor
brasileiro
M-R de 22 4e – José
Carlos Silva e Souza Jr. e Márcio dos Santos – A tradução
domesticadora de literatura e o novo público-leitor brasileiro
M-R de 22 5 – “A
linguagem da arte e da palavra no ensino da língua”, sob a presidência da
Professora Doutora Maria Suzett Biembengut Santade , que falará sobre
“Multimídias educativas: semiose das linguagens”.
M-R de 22 5 – Carmem
Lúcia Pereira Praxedes – Universidade: funções e disfunções
M-R de 22 5 – Ricardo
Luis Arantes – Uma leitura de A Busca Final do Intrépido Velho
M-R de 22 5 – Lilian
Cristina Granziera – Produção e recepção da imagem à aprendizagem da língua
M-R de 22 6a – “Aplicações
da análise de discurso em diferentes áreas do saber”, sob a presidência da
Professora Doutora Vanise Gomes de Medeiros, que falará sobre “Da
heterogeneidade no discurso cronístico”
M-R de 22 6b – Felipe
Barbosa Dezero – Construção idedentitátia do discurso homossexual
M-R de 22 6c – Fabiana
dois Anjos Pinto – História da complementação verbal no português do Brasil
10h00min às 12h00min:
Primeira sessão de conferências
Presidente da sessão –
Professora Doutora Delia Cambeiro (UERJ)
FLORA SIMONETTI COELHO – O humanismo e o latim
NELLY MEDEIROS DE
CARVALHO –
Empréstimos lingüísticos e identidade cultural
12h00min às 14h00min:
Almoço
12h00min às 14h00min:
Primeira sessão de PÔSTERES
PÔSTER 01 – Elizangela
Nivardo Dias –Uso de reclames em documentos manuscritos e impressos
PÔSTER 02 – Carmen
Elena das Chagas – Darcy Ribeiro: seus elementos coesivos
PÔSTER 03 – Maria Livia
Mexia Siebiger – Uma visão das línguas românicas
PÔSTER 04 – Maria do
Perpétuo Socorro Cardoso da Silva – Um estudo semântico-lexical com vistas
ao atlas lingüístico da mesorregião do Marajó/Pará
PÔSTER 05 – Fernanda
Frozza – Uma análise contrastiva dos verbos italianos
PÔSTER 06 – Alex Sá
Moreira – Pisístrato e Homero: tirania e cultura no século V a.C
PÔSTER 07 – William da
Silva e Silva – A aplicação da semiótica em estudos metalingüísticos: O
graffiti carioca, um outdoor alternativo
PÔSTER 08 – Paulo
Osório e Ana Sofia Barbedo – As bibliotecas escolares no sucesso
educativo de falantes não nativos do português
PÔSTER 09 – Paulo
Osório e Ana Sofia Barbedo – Escrita e consciência metalingüística:
o caso do português língua estrangeira
PÔSTER 10 – Luciene
Pinheiro de Souza – A produção de texto em contextos escolares e virtuais
PÔSTER 11 – Maria Paula
Seixas da Silva – O estilo nos jornais fluminenses
PÔSTER 12 – Fernando
Pimentel Henriques, Juliana Espósito Marins e Danielle de Rezende Santos
– Uma fotografia da representação do sujeito referencial e não referencial na
fala culta de cinco capitais brasileiras
PÔSTER 13 – Priscilla
da Silva Santos, Mariane Soares Duarte de Paula e Patrícia Maria Campos de
Almeida – O ato de pedir em material didático de PLE
14h00min às 16h00min:
Primeira sessão de comunicações orais
Com. de 22 1a –
“Conhecimento fonológico sob a ótica dos modelos multirepresentacionais”, sob a
coordenação da Professora Doutora Christina Abreu Gomes (UFRJ), que
falará sobre o tema do grupo.
Com. de 22 1b – Mariana
M. B. Nogueira, Mariana C. R. Guedes e Fernanda Senna –
Variação lingüística e abstração do conhecimento fonológico
Com. de 22 1c – Aline
A. Ferreira – Estudo comparativo de crianças com diagnóstico de DEL segundo
a perspectiva da fonologia de uso
Com. de 22 1d – Sheila
Bezera – Avaliação de Erros de Percepção sob a ótica da fonologia de uso
Com. de 22 1e – Aline
Rodrigues Benayon – A emergência de padrões fonológicos: a aquisição dos
ditongos decrescentes orais do PB
Com. de 22 2a – “Modos
de escrever, modos de perceber: interpretação e crítica”, sob a coordenação de
Marillia Raeder Auar Oliveira, que falará sobre "Uns braços":
interpretação e recepção crítica
Com. de 22 2b – Victoria
Saramago Pádua – "Entre as linhas": as fronteiras entre crítica
literária e ficção
Com. de 22 2c – Paulo
Roberto Lima Filho – A reescritura em um conto contemporâneo
Com. de 22 2d – Martim
Vicente da Cunha Silva – Todo o amor por "Amor"
Com. de 22 2e – Christiane
Karydakis e Marillia Raeder Auar Oliveira – Água viva: um texto
pulsante sobre o indizível
Com. de 22 3a –
“Semiótica das culturas como uma ciência da interpretação”, sob a coordenação
do Professor Doutor Cidmar Teodoro Pais (USP, UBC e ABRAFIL), que falará
sobre “Semiótica das culturas como ciência da interpretação: dos processos de
inserção cultural”
Com. de 22 3b – Aurora
de Jesus Rodrigues – Cultura e cidadania: a linguagem como comunicação de
valores.
Com. de 22 3c – Eliana
Meneses de Melo – Os processos comunicacionais dos sujeitos da cultura
organizacional.
Com. de 22 3d – Regina
Souza Gomes – Teoria semiótica e ensino de redação
Com. de 22 3e – Maria
Margarida de Andrade – As ciências humanas, ciências da linguagem e
identidade cultural
Com. de 22 4a – Gisele
Calgaro – A questão leste-timorense aos olhos de Luís Afonso
Com. de 22 4b – Sandréa
de Oliveira Pontes – A abordagem da leitura no material didático Hacia el
Español – nivel Avanzado
Com. de 22 4c – Ada
Magaly Matias Brasileiro – A produção de texto na educação básica: relato
de experiência com oficina de escrita
Com. de 22 4d – Kelly
Christine Lisboa Diniz – A influência da linguagem dos bate-papos da
internet nos textos argumentativo-dissertativos escolares.
Com. de 22 4e – Sandra
Venancio Kezen Buchaul – Leitura e compreensão textual
Com. de 22 5a – Maria
Isaura Rodrigues Pinto – O intertexto fílmico no conto O cego e a
dançarina, de João Gilberto Noll
Com. de 22 5b – Eduardo
de Almeida Navarro – Ressonâncias de O Uraguai, de Basílio da Gama
na obra indianista de Machado de Assis
Com. de 22 5c – Tatiana
Alves Soares Caldas – Qorpo-Santo: um olhar vanguardista e crítico acerca
de uma época
Com. de 22 5d – Rodrigo
da Costa Araújo – Caio Fernando Abreu: uma escritura em palimpsesto
Com. de 22 5e – Monique
Lopes Inocêncio – Considerações estéticas acerca da obra de Lima Barreto
Com. de 22 6a – Aderlande
Pereira Ferraz – Neologismos na publicidade: aplicação ao ensino de léxico
Com. de 22 6b – Luci
Mary Melo Leon – A expressividade nas palavras de algumas poesias de Manuel
Bandeira
Com. de 22 6c – Maria
Cristina da Silva Martins – Um estudo sobre o léxico da obra Crônica de
D.João I, de Fernão Lopes e suas conexões com o latim vulgar e o latim
eclesiástico
Com. de 22 6d – Márcia
Regina Teixeira da Encarnação – Um estudo geolingüístico de aspectos
semântico-lexicais das comunidades tradicionais de Ilhabela litoral norte de
São Paulo
Com. de 22 6e – Alessandra
Martins Antunes – Os nomes referenciais da São Paulo oriental
Com. de 22 7a – Paulo
de Tarso Galembeck, Fernanda Mioransi e Frank Seiji Tame – Processos
de monitoramento do falante e do ouvinte
Com. de 22 7b – Sandra
Bernardo – A construção “olha só”: Uma abordagem sociocognitiva
Com. de 22 7c – Lilian
Manes de Oliveira – Metáfora e discurso
Com. de 22 7d – Luciene
Pinheiro de Souza e Rita de Cássia Mota Ribeiro – Língua materna, tu
és inculta e bela!
Com. de 22 7e – Ednúsia
Pinto de Carvalho – Marcadores metadiscursivos textuais e o grau de
densidade reformulativa em textos didáticos especializados
Com. de 22 8a – Helio
Ferreira Orrico – Preconceito lingüístico e exclusão social: a sociolingüística
como uma ciência inclusivista
Com. de 22 8b – Ana
Sabrina de Oliveira Leme Domingues e Ivana Maria Dias Oliveira – A
ironia na teoria polifônica
Com. de 22 8c – Cristina
Alves de Brito – A palavra e a carga semântica ao longo de seu uso
Com. de 22 8d – Izabel
Souza do Nascimento – Aspectos culturais latentes na escolha dos nomes
próprios: estrangeirismos
Com. de 22 8e – Lêda
Maria Mercês Gonçalves – De Tunica et Toga: história do traje
Com. de 22 9a – Henriqueta
do Prado Valladares – As [in]definições de Pestana
Com. de 22 9b – Roberto
Nunes Bittencourt – África, espaço de epifania: uma leitura d’Os Cus de
Judas de António Lobo Antunes
Com. de 22 9c – Katja
Christina Heyer – A identidade feminina na literatura contemporânea na obra
Inferno de Patrícia Melo
Com. de 22 9d – André
Luiz Barros da Silva – Mudanças na subjetividade ocidental no século XVII
francês: o caso das Lettres portugaises
Com. de 22 9e – Alcindo
Miguel Martins Filho – O espírito da floresta: uma reflexão sobre as conseqüências
da tensão entre identidades e exílios em Relato de um Certo Oriente de
Milton Hatoum
Com. de 22 10a – Clézio
Roberto Gonçalves – O objeto incorporado em uma atividade de interação
social
Com. de 22 10b – Enrique
Huelva Unternbäumen – A irreversibilidade da gramaticalização. Esboço de um
modelo explicativo.
Com. de 22 10c – Violeta
Virginia Rodrigues, Evelyn Cristina Marques dos Santos e Mayara Neres
Matos – “Recolhe a rede para procurar o abrigo” – oração reduzida?
Com. de 22 10d – Cláudia
Maria Monteiro de Freitas – O meio ambiente pede a palavra: a análise de
textos na construção e desconstrução de conceitos ecológicos
Com. de 22 10e – Renato
Venancio Henriques de Sousa – O imaginário das línguas e das culturas
estrangeiras em textos de Sergio Kokis
Com. de 22 11a – Lúcia
Maria Moutinho Ribeiro – A precedência da função da linguagem no texto
acadêmico
Com. de 22 11b – Renata
da Silva de Barcellos – Anúncios publicitários e o ponto de interrogação
Com. de 22 11c – Maria
Paula Seixas da Silva – O estilo nos jornais fluminenses
Com. de 22 11d – Elizangela
de Oliveira – A pontuação em peças publicitárias: uso, estratégia ou abuso?
Com. de 22 11e – Elias
Alves de Andrade – Aspectos da sintaxe em manuscritos modernos
Com. de 22 12 –
“Gêneros de discurso – desafios e perspectivas”, sob a coordenação do Professor
Doutor Décio Rocha (UERJ)
Com. de 22 12a – Isabel
Cristina Rodrigues – Gênero de discurso e construção de sentido: relações
entre tema e suas formas de circulação
Com. de 22 12b – Bruno
Deusdará – O mesmo e o outro do/a professor/a: a relação entre gênero do
discurso e suporte na construção de imagens discursivas do trabalho docente
Com. de 22 12c – Angela
Corrêa Ferreira Baalbaki – A caracterização do discurso de divulgação
científica nos estudos discursivos
Com. de 22 12d – Zilda
Andrade Lourenço dos Santos – O gênero notícia como ponto de
convergência de posições discursivas entre diferentes jornais
Com. de 22 12e – Lucas
de Mello Cabral – Gêneros do discurso e espaço universitário: uma abordagem
da produção de monografias
Com. de 22
Com. de 22 13a – Afrânio
da Silva Garcia – O ensino de português nas séries iniciais
Com. de 22 13b – Dimar
Silva de Deus – As categorias morfológicas e o gênero dos nomes
Com. de 22 13c – Elaine
Souza da Silva – A construção de identidades no discurso de professores,
alunos e direção de uma instituição pública de educação básica
Com. de 22 13d – Edicléa
Mascarenhas Fernandes – Política lingüística para comunidades surdas: do
texto da lei às práticas pedagógicas
Com. de 22 13e – Bruno
de Assis Freire de Lima – Valências em verbos de vitória e derrota
16h00min às 16h30min
Café
16h30min às 18h30min:
Primeira sessão de palestras, presidida pelo Professor Doutor Ricardo
Stavola Cavaliere (UFF e ABRAFIL), que falará sobre “A nova nomenclatura
gramatical brasileira”.
PALESTRA 2 – Manuel
Gonçalo de Sá Fernandes – Terminologia lingüística para os ensinos básico e
secundário português: Apresentação: Objetivos, Estrutura / Domínios, Processo
de Elaboração / Criação, divulgação entre o público alvo
PALESTRA 3 – José
Esteves Rei – Terminologia lingüística portuguesa para os ensinos básico e
secundário: Pedagogização da terminologia lingüística: objetivos, métodos,
percursos e exemplos – Sua relação com a terminologia gramatical tradicional
QUARTA-FEIRA, 23 DE AGOSTO DE 2006
08h00min às 10h00min:
TERCEIRA SESSÃO DE MESAS-REDONDAS
M-R de 23 1a –
“Linguagens”, sob a presidência do Professor Mestre Manoel Pinto Ribeiro (UERJ,
UFF e ABRAFIL), que falará sobre “Feminismo, machismo e música popular
brasileira”
M-R de 23 1b – Nícia de
Andrade Verdini Clare – Política, futebol e culinária: o entrecruzar das
linguagens
M-R de 23 1c – Nataniel
dos Santos Gomes – Descrições sobre a morfologia Kayabí
M-R de 23 2a –
“Linguagem e Letramento”, sob a presidência do Professor Doutor José Mario
Botelho (UERJ e ABRAFIL), que falará sobre “As marcas da oralidade na escrita”.
M-R de 23 2b – Edith
Frigotto – Linguagem, letramento e gêneros discursivos
M-R de 23 2c – Maria
Lucia Leitão de Almeida – Aquisição de argumentatividade na redação
infantil
M-R de 23 2d – Maria
Cecilia Mollica e Marisa Leal – Letramentos em educação de jovens e
adultos
M-R de 23 3a –
“Revitalizando o ensino da Língua Portuguesa: usos, aplicações e
desdobramentos”, sob a presidência da Professora Doutora Maria Teresa
Gonçalves Pereira (UERJ), que falará sobre “Ler x escrever: mitos e
verdades”.
M-R de 23 3b – Aline
Gonçalves de Brito – A influência da oralidade na obra de Lygia Bojunga:
uma abordagem estilística
M-R de 23 3c – Maria
Veronica Silva Vilariño Aguilera – “Beijo de Língua”: Prazer, produtividade
e cidadania no “ensino” do idioma materno
M-R de 23 3d – Tania
Maria Nunes de Lima Câmara – O ensino da pontuação: a necessidade de
revisão metodológica
M-R de 23 4a – “Preces
latinas medievais”, sob a presidência do Professor Doutor Nestor Dockhorn
(UGB), que falará sobre “Dies Irae”
M-R de 23 4b – Amós
Coêlho da Silva – Salve Regina
M-R de 23 4c – Airto
Ceolin Montagner – Stabat Mater
M-R de 23 4d – Eliana
da Cunha Lopes – Pange Lingua
M-R de 23 4d – Rosalvo
do Valle – Veni, Sancte Spiritus
M-R de 23 5a – “As
letras seiscentistas em questão”, sob a presidência da Professora Doutora Ana
Lúcia M. de Oliveira (UERJ), que falará sobre “Dos efeitos nascem os
afetos: a retórica jesuítica de Gracián”.
M-R de 23 5b – Fernanda
Shcolnik – O lugar do barroco na historiografia literária brasileira.
M-R de 23 5c – Aline
Pereira Gonçalves – Veneno santo de um cristão obsceno: a sátira de
Gregório de Matos
M-R de 23 5d – Fernanda
Pereira Milet – Nas entrelinhas seiscentistas: pragmática de leitura e
escrita na ‘época Gregório de Matos’
M-R de 23 5e – Kellen
Dias de Barros – Eu-não-eu: o sujeito na sermonística de Vieira
10h00min às 12h00min:
SEGUNDA SESSÃO DE CONFERÊNCIAS
Presidente da sessão:
ProfessorDoutor José Mario Botelho (UERJ, FEUDUC e ABRAFIL)
EVANILDO CAVALCANTE
BECHARA –
Antenor Nascentes, um intelectual múltiplo
DARCÍLIA MARINDIR
PINTO SIMÕES
– Projeto de texto e iconicidade uma reflexão sobre a eficácia comunicativa
12h00min às 14h00min:
Almoço
12:30 às 14 horas:
Primeira sessão de minicursos extras
MINICURSO EXTRA 1 –
Da gramática à análise
lingüística – caminhos para um ensino produtivo –Leonor Werneck dos Santos (UFRJ) e Rosana Aparecida da
Silva (CEPFJ)
MINICURSO EXTRA 2 –
O jornal na aula de
Língua Portuguesa –Renata
da Silva de Barcellos (UFF,
FAETEC e UNIGRANRIO)
MINICURSO EXTRA 3 –
Elementos de teoria e
prática da edição crítica – José Pereira da Silva (UERJ e ABRAFIL)
MINICURSO EXTRA 4 – sem
o texto no livro dos minicursos
As fontes do latim
vulgar – Bruno
Fregni Bassetto (USP)
e Maria Cristina da Silva Martins (UFRS)
MINICURSO EXTRA 5 –
Como vai a sintaxe do
português nas escolas brasileiras? – Mayra Cristina Guimarães Averbug (ISERJ-FAETEC e UFRJ)
12h00min às 18h00min:
Sessão de lançamentos e autógrafos,
com coquetel e música ao vivo
Primeiro grupo de autores
(das 12h00min às 14h00min):
1. LANÇAMENTO – Sermo
Latinus Facilis
– Gradus Primus,
de Nestor Dockhorn
2. LANÇAMENTO – Sermo
Latinus Facilis
– Gradus Secundus,
de Nestor Dockhorn
3. LANÇAMENTO – A
Escrita Autobiográfica de Doutor Remédios Monteiro: Edição de suas
memórias, de Rita
de Cássia Ribeiro de Queiroz
4. LANÇAMENTO – Autos
de Querella e Denúncia... Edição de Documentos Judiciais do Século XIX no
Ceará para Estudos Filológicos, de Expedito Eloísio Xiemnes
5. LANÇAMENTO – Um
Debate sobre o Discurso Literário (2ª edição) – Leodegário A. de Azevedo Filho
6. Descrição e
Funcionamento da Língua Portuguesa – Leodegário A. de Azevedo Filho
7. Sumarina ou A
Conferência (Conto) – Leodegário A. de Azevedo Filho
8. Revista da
Academia Brasileira de Filologia, Ano III, N° 3, Nova Fase, de Manoel P. Ribeiro e outros
acadêmicos
9. O Falar da
Escravidão – Maria
Lúcia Mexias-Simon
10. O Nome do Homem – Maria Lúcia Mexias-Simon
e Aileda de Mattos Oliveira
11. Carlos Drummond
de Andrade: a poética do cotidiano – Maria Veronica Aguilera
Segundo grupo de autores
(das 14h00min às 16h00min):
12. LANÇAMENTO – Estratégias
de Leitura:
texto e ensino, de Leonor Werneck dos Santos e Maria Aparecida
Lino Pauliukonis
13. LANÇAMENTO – Estudos
Reunidos: Linguagem, Literatura e Estilística – organizado por José Mario
Botelho
14. LANÇAMENTO – Considerações
sobre a Fala e a Escrita – Fonologia e Nova Chave – Darcilia Simões
15. LANÇAMENTO – Camões
– Um Soneto do Corpus Possibile – Leodegário A. de Azevedo Filho
16. LANÇAMENTO – Antônio
Houaiss
17. Sonetos de Luís
de Camões – Leodegário
A. de Azevedo Filho
19. Sem Resposta (poesia)
– Mario Botelho
20. Pragmática:
as representações do eu e seus efeitos de sentido – Gustavo Adolfo Pinheiro da Silva
Terceiro grupo de autores
(das 16h00min às 18h00min):
22. LANÇAMENTO –
Dicionário Latino-Português – Amós Coêlho da Silva e Airto Ceolin Montagner
23. LANÇAMENTO – Introdução
à Literatura Latina (História
da Literatura Latina), organizada
por José Pereira da Silva e Amós Coelho da Silva;
24. LANÇAMENTO – Antologia
de Literatura Latina, organizada
por José Pereira da Silva e José Mario Botelho;
25. LANÇAMENTO – Letras
& Religião, vol. I, organizado por Cleide Emília Faye Pedrosa e Paulo José
Benício
26. LANÇAMENTO – Manual
de Lingüística Românica (Vol. I – História e Metodologia), de B. E. Vidos (Tradução de José Pereira da Silva)
27. LANÇAMENTO – Revista
Brasileira de Lingüística, vol. 13, n° 1, 2005, Ano 31, de Cidmar Teodoro Pais e outros.
30. Crítica Textual
e Edição de Textos, de José Pereira da Silva
31. Ensaios de
Fraseologia, de
José Pereira da Silva
14h00min às 16h00min:
Segunda sessão de comunicações orais
Com. de 23 1a –
“Abordagem multicultural, multilingüística e multiconceptual da fraseologia”,
sob a coordenação da Professora Doutora Maria Aparecida Barbosa (USP),
que falará sobre “Questões relevantes na descrição fraseológica”.
Com. de 23 1b – Nelly
Medeiros de Carvalho – Análise diacrônica de expressões fraseológicas em
anúncios de imóveis
Com. de 23 1c – Maria
Vicentina de Paula do Amaral Dick – Expressões idiomáticas no uso
denominativo Paradigmas etno-lingüísticos
Com. de 23 1d – Jeni
Silva Turazza – A fraseologia em línguas de interface cultural
Com. de 23 1e – Guiomar
Fanganiello Calçada – As frases feitas no discurso literário:
ressemantizações.
Com. de 23 2 – “Variação
e mudança no sistema pronominal”, sob a coordenação da Professora Doutora Célia
Regina dos Santos Lopes (UFRJ/CNPq)
Com. de 23 2a – Lucia
Rosado Barcia, Ana Carolina Morito Machado e Célia Regina dos Santos
Lopes – O tratamento nos séculos XIX e XX: Uma análise da trajetória de Vossa
Mercê > Você
Com. de 23 2b – Leonardo
Lennertz Marcotulio – As estratégias de cortesia no Rio de Janeiro
setecentista: as cartas do Marquês do Lavradio
Com. de 23 2c – Juliana
Segadas Vianna e Célia Regina dos Santos Lopes – O uso de nós
e a gente na escola: reflexos da fala na escrita?
Com. de 23 2d – Natalia
Roseira de Moraes Esteves– Aspectos técnicos dos jornais de Cuiabá do
século XIX
Com. de 23 2e – Gerson
Rodrigues da Silva – O hermetismo da linguagem jurídica
Com. de 23 3a – “O
processo leitor em língua estrangeira em questão”, sob a coordenação da
Professora Doutora Cristina de Souza Vergnano Junger, que falará sobre
“Programas de disciplinas de língua espanhola e a leitura em graduações no Rio
de Janeiro: a prescrição e a construção de caminhos pedagógicos”
Com. de 23 3b – Ângela
Marina Chaves Ferreira – O uso do dicionário na sala de aula de língua
estrangeira: um exercício possível de leitura?
Com. de 23 3c – Ana
Cristina dos Santos – A formação do professor e a compreensão leitora do
texto literário
Com. de 23 3d – Rafael
dos Santos Lazaro e Cristina de Souza Vergnano Junger – Trajetória
do texto no ensino de língua estrangeira: entre a prática docente e as
orientações institucionais
Com. de 23 3e – Ana
Elizabeth Dreon de Albuquerque – Produção de material didático: O cachimbo
faz a boca torta?
Com. de 23
Com. de 23 4a –
Maria Isaura Rodrigues Pinto – O declínio do pai no jogo da autoria:
algumas reflexões sobre Breve História do Espírito, de Sérgio Sant’Anna
Com. de 23 4b – Alexandra
Vieira de Almeida – Poesia religiosa e Barroco: entre a erotização mística
e a vertente moralista
Com. de 23 4c – Marillia
Raeder Auar Oliveira – Budapeste: uma narrativa que se bifurca
Com. de 23 4d – Lenice
Trajano da Costa e Verlaneyde Maniçoba de Sa Koch – Negritude e poesia
brasileira: um olhar sobre Luiz Gama e Solano Trindade
Com. de 23 4e – Matildes
Demétrio dos Santos – Tutaméia e a experiência de seus narradores.
Com. de 23 5a – Clara
Araujo Vaz – Discurso direto e indireto: uma análise sistêmico-funcional
Com. de 23 5b – Liana
de Andrade Biar – Entre dois mundos possíveis: uma análise dos movimentos
retóricos que compõe os discursos político -eleitorais
Com. de 23 5c – Marcela
Langa Lacerda Bragança – Estratégias de (des)construção de face em discurso
político
Com. de 23 5d – João
Benvindo de Moura – Produção e disputas de sentido no discurso do PT
Com. de 23 5e – Edson
Sendin Magalhães – Uma análise de um inédito de Fernando Pessoa
Com. de 23 6a – Ruy
Magalhães de Araujo – Estilística aplicada.
Com. de 23 6b – Hilda
de Oliveira Olímpio e Lilian Coutinho Yacovenco – Em questão os verbos: do
léxico à gramática
Com. de 23 6c – Irenilde
Pereira dos Santos – Memória e Geolingüística – o questionário
semântico-lexical
Com. de 23 6d – Zinda
Maria Carvalho de Vasconcellos – Questionando a dissolução do conceito de
itens lexicais
Com. de 23 6e – Márcia
Regina Teixeira da Encarnação – A parassinonímia como reflexo das dimensões
interacionais e interlocutivas da linguagem
Com. de 23 7a – Geisa
Maria Jayme Jordão – Um novo olhar sobre a aquisição da escrita.
Com. de 23 7b – Celi
Maria de Souza – Percursos da escrita
Com. de 23 7c – Virgínia
Beatriz Baesse Abrahão – Sala de leitura e produção de textos
Com. de 23 7d – Bruno
de Andrade Rodrigues – O pejorativo na sufixação: Proposta
descritivo-pedagógica para o português L2
Com. de 23 7e – Nícia
Damião Tanaka e Cristina de Souza Vergnano Junger – Leitura de
mangás em sala de aula de graduação de J/LE
Com. de 23 8a – Roberto
Nunes Bittencourt (PUC-Rio) – Os passos em volta na leitura do mito Inês de
Castro: o Teorema de Herberto Hélder
Com. de 23 8b – Maria
Lucilia Ruy – Figuras, tropos e metaplasmos na obra de Gonçalves Dias
Com. de 23 8c – Maria
Theresinha do Prado Valladares – A contra-viagem de Saramago
Com. de 23 8d – Patricia
Alves Carvalho – Demônios: o fantástico
Com. de 23 8e – Cláudia
Couto – Vieira, o pregador da Palavra
Com. de 23 9a – “A
música e o ensino da língua portuguesa”, sob a coordenação da Professora
Doutora Darcilia Marindir Pinto Simões, que falará sobre o tema da sessão.
Com. de 23 9b – Manuela
Trindade Oiticica – A música e o ensino da língua portuguesa
Com. de 23 9c – Marilza
Maia de Souza – A música e o ensino da língua portuguesa
Com. de 23 9d – Natália
Correia – A música e o ensino da língua portuguesa
Com. de 23 9e – Thaís
de Araújo da Costa – A música e o ensino da língua portuguesa
Com. de 23 10a – Ludmila
Antunes de Jesus – As interferências da censura em textos teatrais baianos
Com. de 23 10b – Alessandra
Cristina Valério – Auto-ajuda, a cartilha neoliberal?
Com. de 23 10c – Alexandre
Xavier Lima – A edição de folhetins oitocentistas cariocas: o caso França
Junior
Com. de 23 10d – Deneval
Siqueira de Azevedo Filho – O manifesto do Clube do Olho
Com. de 23 10e – Maria
Helena Carvalho da Silva – À luz da semântica: a flexibilidade lexical
Com. de 23 11a – Maria
Aparecida da Silva – Literatura e testemunho histórico: revendo a guerra
civil espanhola com George Orwell e Pío Baroja
Com. de 23 11b – Maria
Celeste de Castro Machado – A estilística teopoética na obra de Rubem Alves
Com. de 23 11c – Raquel
Cristina dos Santos Pereira – O signo lingüístico e a literatura
pós-moderna em “Boa Tarde às Coisas Aqui Embaixo”
Com. de 23 11d – Cristina
Monteiro de Castro Pereira – Apresentando o Paraíso de Dante
Com. de 23 11e – Marcelo
de Mello Rangel – A contemplação e a ação na poética de Gonçalves de Magalhães
Com. de 23 12a –
“Estudos sobre a língua falada”, sob a coordenação da Professora Doutora Mônica
Tavares Orsini (UFRJ), que falará sobre “As construções de tópico na fala
culta”
Com. de 23 12b – Sérgio
Leitão Vasco – As construções de tópico na fala popular
Com. de 23 12c – Ângela
Marina Bravin dos Santos – O sujeito pronominal de terceira pessoa: um
estudo em tempo real
Com. de 23 12d – Sílvia
Regina de Oliveira Cavalcante – Sujeito nulo de referência indeterminada na
fala carioca
Com. de 23 12e – Filomena
de Oliveira Varejão – Variação em estruturas de concordância verbal e em
estratégias de relativização no português europeu popular.
Com. de 23 13a – José
Pereira da Silva – Notas sobre a história da língua portuguesa
Com. de 23 13b – Elaine
Souza da Silva – A construção de identidades no discurso de professores,
alunos e direção de uma instituição pública de educação básica
Com. de 23 13c – Aline
Bezerra da Silva – Razão e discurso: conflitos da modernidade
Com. de 23 13d – Sélcio
de Souza Silva – A liberdade da escrita na/da Internet: características
lexicais do dialeto internetês
Com. de 23 13e – Jannaina
Vaz Costa – Formas nominais de tratamento: as funções pragmáticas dos
diminutivos em roteiros cinematográficos de língua espanhola
16h00min às 16h30min
Café
16h30min às 18h30min:
Segunda sessão de palestras, presidida pelo Professor Doutor Amós Coêlho da
Silva (UERJ e UGF), que falará sobre “Serenissimo Brasiliae Principi
Iosepho – A retórica latina de Alexandre Rodrigues Ferreira”
PALESTRA 2 – Cleide
Emília Faye Pedrosa – Gênero textual: uma jornada a partir de Bakhtin
PALESTRA 3 – Rafael
Lanzetti Ayres Faria – Com quantas notas se faz uma versão musical? – da
tradução à criação
18h00min às 19h30min:
Sessão de posse da Academia Brasileira de Filologia:
Membros Efetivos do Quadro Permanente
Professor Doutor José
Mario Botelho
Professor Doutor Álvaro
Alfredo Bragança Júnior
Sócios Correspondentes
Os convites para a
posse dos sócios correspondentes serão disponibilizados nas pastas do
congresso, pois ainda dependemos de confirmações dos interessados.
19h30min: Espetáculo Musical
com o Coral Antenor Nascentes
da Escola Municipal Antenor Nascentes
QUINTA-FEIRA, 24 DE AGOSTO DE 2006
08h00min às 10h00min:
Quarta sessão de mesas-redondas
M-R de 24 1 – “O ensino
de redação no projeto de extensão CLAC/UFRJ”, sob a coordenação da Professora
Doutora Maria Aparecida Lino Pauliukonis (UFRJ)
M-R de 24 1a – Maria
Aparecida Lino Pauliukonis, Ana Flávia L. M. Gerhardt e Mônica
Tavares Orsini – Os cursos de redação em língua portuguesa e de oficina de
língua portuguesa no CLAC/UFRJ: realizações e perspectivas
M-R de 24 1b – Alexandre
Xavier Lima, Natália do Nascimento e Ana Flávia L. M. Gerhardt
– O parágrafo ideal x o parágrafo real: confrontando teoria e prática
M-R de 24 1c – Aline
França, Michelli Bastos Ferreira, Rafael Guimarães e Mônica
Tavares Orsini – Estratégias de coesão nas redações do CLAC: uma análise
variacionista
M-R de 24 1d – Hayla
Thami da Silva, Michelli Bastos Ferreira, Maria Aparecida Lino
Pauliukonis – Operadores argumentativos no texto: uma proposta produtiva de
ensino
M-R de 24 2a – “Estudos
em terminologia e terminografia de base lingüístico-textuais”, sob a
presidência do Professor Mestre Expedito Eloísio Ximenes (UECE), que
falará sobre “Léxico da linguagem forense do período colonial brasileiro
referente aos cargos e funções”.
M-R de 24 2b – Antônio
Luciano Pontes – Definição terminológica no glossário dos termos da
lingüística da enunciação
M-R de 24 2c – Maria do
Socorro de Oliveira Brandão – O léxico dos trovadores em torno da cantiga
da ama
M-R de 24 2d – Ednusia
Pinto de Carvalho – A transferência do conhecimento especializado em
contexto didático: análise em corpora de língua alemã
M-R de 24 2e – Edna
Maria Vasconcelos Martins Araújo – Dicionário tradicional vs dicionário do
futuro: análise descritiva do dicionário para aprendizes Macmillan Essential
Dictionary – for lerners of english e sua versão em cd-rom
M-R de 24 3a – “Cultura
Greco-latina”, sob a presidência do Professor Doutor Amós Coelho da Silva,
que falará sobre “Narrationes itineris”
M-R de 24 3b – Dulcileide
Virginio do Nascimento – Magia e sátira: uma leitura de As nuvens de
Aristófanes
M-R de 24 3c – Leni
Ribeiro Leite – Metáforas e humor – Marcial e a sátira
M-R de 24 3d – Elisa
Costa Brandão de Carvalho – O espírito satírico na Grécia Antiga
M-R de 24 4a –
"Literatura, língua, cultura e tradução italianas", sob a presidência
da Professora Doutora Delia Cambeiro (UERJ e UniverCidade), que falará
sobre “Uma visão comparada da lírica italiana e galega medievais”.
M-R de 24 4b – Alcebíades
Martins Arêas – Reflexões sobre o problema da língua italiana em textos
literários antigos
M-R de 24 4c – Maria
Aparecida Cardoso Santos – Formas nominais do verbo em italiano e
português: semelhanças e diferenças
M-R de 24 4d – Lívio
Panizza – O cinema italiano na ótica de Pasolini
M-R de 24 4e – Veridiana
Skocic – Imaginário popular e bruxaria: crônica do julgamento de Riccola di
Puccio (1347)
M-R de 24
M-R de 24 5a – “Texto e
textualidade em diferentes meios de produção escrita”, sob a presidência da
Professora Mestra Carmen Pimentel (UERJ), que falará sobre “Aspectos da
textualidade na escrita adolescente em blogs”
M-R de 24 5b – Denise
Ferreira Corrêa – Intertextualidade, interdiscursividade e heterogeneidade
em texto publicitário
M-R de 24 5c – Patrícia
Ribeiro Corado – Textualidade e ideologia em revista
M-R de 24 5d – Flávio
de Aguiar Barbosa – A intertextualidade nos sambas da polêmica entre Wilson
Batista e Noel Rosa
M-R de 24 5e – Kátia
Regina Rebello da Costa – A heterogeneidade discursiva em textos midiáticos
10h00min às 12h00min:
Terceira sessão de conferências
Presidente da sessão –
Professor Doutor José Pereira da Silva (UERJ e ABRAFIL)
LUÍZ ANTÔNIO LINDO – Contribuição para uma estilística
das primeiras crônicas americanas fundada no léxico indigenista
CELINA MÁRCIA DE
SOUZA ABBADE
– O lexicógrafo Antenor Nascentes
12h00min às 14h00min:
Almoço
12h00min às 14h00min:
Segunda sessão de PÔSTERES
PÔSTER 01 – Elizangela
Nivardo Dias – A produção do livro impresso e os reclames/
PÔSTER 02 – Carmen
Elena das Chagas – A competência lingüística: a oralidade em ação
PÔSTER 03 – Patrícia
Valéria Gomes, Carla Minuzzi Gulpilhares Augusto, Luana Santos Lima e
Maria da Conceição Paiva – Aspectos semânticos da variação posicional dos
advérbios temporais
PÔSTER 04 – Nívea
Guimarães Doria e Cristina Vergnano Junger – A formação superior do
profissional de tradução no Rio de Janeiro: a questão da leitura
PÔSTER 05 – Fábio
Rogério Rodrigues Gomes – Cartografia semântico-lexical na perspectiva da
educação lingüística na Amazônia: um estudo do simbolismo cultural da fala
na/da Microrregião Marabá/PA
PÔSTER 06 – Eliana
Maria Borges e Sérgio Arruda de Moura – Discursos de identidades em
tiras de humor
PÔSTER 07 – Sílvia
Bragatto Guimarães – Estratégias de argumentação em cartuns educacionais
PÔSTER 08 – Natália
Cruz Frickmann – Lembranças de um intelectual: imagens do feminino na obra
de Lima Barreto
PÔSTER 09 – Arlete Inês
Ribeiro Rubini – A pesquisa documental como estratégia de ensino no Curso
de Letras: análise de redações escolares
PÔSTER 10 – Paulo
Osório e Ana Sofia Barbedo – Do português língua materna ao
português língua não materna: o domínio do oral
PÔSTER 11 – Ana
Madeira, Maria Francisca Xavier, Maria de Lourdes Crispim, Isabel Tomás e
Paulo Osório – Morfologia e sintaxe na aquisição de português língua
segunda.
PÔSTER 12 – Juliana de
Carvalho Loureiro, Nathália de Figueiredo Restum e Victoria Wilson –
Relações de letramento, autoria e afeto em contexto acadêmico
PÔSTER 13 – Ilduara
Silveira dos Santos e Carmem Lucia Pereira Praxedes – Uma introdução
à análise contrastiva dos pronomes italianos e portugueses
PÔSTER 14 – Arlete Inês
Ribeiro Rubini – A pesquisa documental como estratégia de ensino no Curso
de Letras: análise de redações escolares
14h00min às 16h00min:
Terceira sessão de comunicações orais
Com. de 24 1a – Karen
Muniz Feriguetti – Em busca da face perdida
Com. de 24 1b – Márcia
Cristina Pontes Vieira – A emergência da 3ª pessoa do plural na aquisição
do PB
Com. de 24 1c – Carmelita
Minelio da Silva Amorim – A emergência das construções encaixadas
Com. de 24 1d – Talita
de Assis Barreto – O formador de professores e sua atividade de trabalho
Com. de 24 1e – Luciana
Guedes – Ensino do português a deficientes auditivos: estímulos e desafios
Com. de 24 2a – Danielle
Kely Gomes – A ordem dos circunstanciais temporais e locativos em cartas
dos séculos XVIII e XIX
Com. de 24 2b – Marcia
da Silva Mariano Lessa – A ordem não marcada de circunstanciais de tempo:
Uma comparação entre português e inglês
Com. de 24 2c – Angela
Marina Bravin dos Santos – O sujeito anafórico de 3ª pessoa na fala culta
carioca: um estudo em tempo real
Com. de 24 2d – Anderson
Godinho Silva – Transitividade e os planos discursivos figura e fundo nas
orações subordinadas adverbiais modais
Com. de 24 2e – Arlene
de Araujo Saib – Referenciação e nominalização: a criação de
objetos-de-discursos
Com. de 24 3a – sob a
coordenação da Professora Doutora Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick
(USP), que falará sobre “Atlas Toponímico do Brasil (Projeto ATB): Eixos de
análises municipais”
Com. de 24 3b – Adriana
Cristina Cristianini – Atlas lingüístico do grande ABC paulista: um projeto
em execução
Com. de 24 3c – Fernando
Vieira Peixoto Filho – Um padrão ideal de fala: vicissitudes
Com. de 24 3d – Patrícia
de Jesus Carvalhinhos – Os topônimos como instrumento de resgate de
memória: vida material e cultural em Aveiro – Portugal
Com. de 24 3e –Ricardo
Tupiniquim Ramos – Toponímia e poder: a Igreja e a política na formação da
toponímia dos municípios da Bahia
Com. de 24 4a – Paulo
José Tente da Rocha Santos Osório – Lingüística aplicada e ensino de
línguas estrangeiras
Com. de 24 4b – Gabriela
Barreto de Oliveira – Estudo das variedades lingüísticas no ensino da
língua materna no Brasil
Com. de 24 4c – Adriana
Silva de Souza e Elisa da Silva de Almeida – Atividade lúdica: uma
ferramenta a mais no processo de aquisição de uma língua estrangeira.
Com. de 24 4d – Antônio
Elias Lima Freitas – Estrangeirismos de língua inglesa (o caso dos
antropônimos)
Com. de 24 4e – Fernanda
Costa Demier Rodrigues – A trajetória advérbio > conjunção sob a
perspectiva funcionalista
Com. de 24 5a – Maria
Aparecida da Silva – Literatura e filosofia: Benedetto Croce, Maria
Zambrano e Carlos Fuentes em diálogo
Com. de 24 5b – Gisele
Batista da Silva – Vontade rebelada
Com. de 24 5c – Patricia
Alves Carvalho – Mattos, Malta ou Matta?: o policial
Com. de 24 5d – Lívia
Lúcia Veloso de Oliveira, César Bandeira Silveira Barbosa e Ceila Maria
Teixeira Batista Rodrigues Martins – Literatura e vida cultural na cidade
do Rio de Janeiro na segunda metade do séc. XIX: formação, fundação e atuação
da ABL
Com. de 24 5e – Alex
Swander Martins da Silva – Uma anatomia do caráter em torno da verdade
sobre a educação neste país
Com. de 24 6a –
“Incidência e tratamento do termo de especialidade”, sob a coordenação da
Professora Doutora Fátima Helena Azevedo de Oliveira (UNESA), que falará sobre
“Análise semiótica de termos especializados”
Com. de 24 6b – Adriano
Batista Castorino – O português brasileiro: contribuições da cultura
regional para as aulas de filologia românica no curso de letras da Universidade
Federal de Tocantins
Com. de 24 6c – Edna
Maria Vasconcelos Martins Araújo – Estrutura do verbete “move” no Collins
Cobuild – English Language Dictionary e no Collins Cobuild – Dictionary of
Phrasal Verbs
Com. de 24 6d – Sandra
Regina Franciscatto Bertoldo – Distrito Nossa Senhora da Guia/MT: estudo
semântico-lexical na fala dos idosos
Com. de 24 6e – Elda
Firmo Braga – Reflexões sobre alguns problemas sociais presentes em
romances regionalistas venezuelanos
Com. de 24 7a – Edison
Lourenço Molinari – O segundo livro dos Fastos de Ovídio.
Com. de 24 7b – Mariza
Mencalha de Souza – A descrição realista no “dilúvio” das Metamorfoses
de Ovídio
Com. de 24 7c – Luís
Carlos Lima Carpinetti – Religião e política na articulação retórica do De
haruspicum responsis, de Cícero
Com. de 24 7d – Fernando
Rodrigues Junior – Polifemo e Galatéia: os limites entre os gêneros épico e
bucólico
Com. de 24 7e –
Com. de 24 8a – João
Bittencourt de Oliveira – Vestígios de línguas pré-célticas nas ilhas
britânicas
Com. de 24 8b – Rilza
de Moura Barbosa – O simbolismo céltico das árvores e animais no alfabeto
Ogam
Com. de 24 8c – Lírian
Daniela Martini – Algumas reflexões sobre a alternância [k]~[kw] no
português do Brasil
Com. de 24 8d – Nestor
Dockhorn – Tradução do Evangelho de São Lucas em variante popular
Com. de 24 8e – Aderaldo
Luciano dos Santos – Gonzalo Armán, um poeta em três línguas
Com. de 24 9a – Fátima
Cristina Dias Rocha – A crônica de Clarice Lispector: uma espécie de
autobiografia
Com. de 24 9b – Wagner
Alexandre dos Santos Costa – A construção do ethos – um recurso
persuasivo
Com. de 24 9c – Elisa
Mabel Vieira da Silva – O discurso da inclusão
Com. de 24 9d – Felipe
Barbosa Dezerto – Construção identitária do discurso homossexual
Com. de 24 9e – Carlinda
Fragale Pate Nuñez – Aporias da verdade e da mentira: estudo de caso na
literatura
Com. de 24 10a – Doris
de Almeida Soares – A interação na aula de redação: estratégias discursivas
para preservação de face na revisão colaborativa de textos escritos
Com. de 24 10b – Ana
Cristina Malfacini – Introdução, dois ou três parágrafos de desenvolvimento
e conclusão: passei no vestibular?
Com. de 24 10c – Josete
Rocha dos Santos – A correlação entre os verbos modais e o uso das formas
de futuro do presente
Com. de 24 10d – Fabiana
dos Anjos Pinto – História da complementação verbal no português do Brasil
Com. de 24 10e – Ivone
da Silva Rebello e Eliana da Cunha Lopes – A interdependência entre
poesia, mito e ecologia: a obra poética como denúncia das práticas
antiecológicas
Com. de 24 11a – Maria
de Lourdes Martini – Contribuições de Antenor Nascentes como tradutor
Com. de 24 11b – Miriam
da Matta Machado – A importância de Antenor Nascentes para os estudos
fonéticos no Brasil
Com. de 24 11c – Edson
Sendin Magalhães – O precedente lexicológico de Antenor Nascentes, com base
na obra Tesouro da Fraseologia Brasileira
Com. de 24 11d – Expedito
Eloísio Ximenes – Notícias de um professor em documento do século XIX
Com. de 24 11e –
Com. de 24 12a – Daniele
de Araújo dos Santos – Loucuras científicas no período da Regeneração
Com. de 24 12b – Leila
Maria Tesch – O papel da freqüência no processo de gramaticalização de ir
com a noção de irrealis
Com. de 24 12c – Renata
de Oliveira Razuk – Transferências em regência verbal no português como L2
e L3
Com. de 24 12d – Luana
Maria Siqueira Machado e Dinah Callou – O alteamento da vogais
médias pretônicas: diferenciação regional
Com. de 24 12e –
Com. de 24 13a – Marcos
Rogério Ribeiro Ponciano – A copa do mundo em charges e crônicas:
intertextualidade e interdiscursividade
Com. de 24 13b – Maria
Aparecida Cardoso Santos – A intertextualidade na construção de sentido de
textos acadêmicos
Com. de 24 13c – Maria
de Fátima Fernandes Bispo – A intertextualidade em textos jornalísticos
sobre a Copa do Mundo
Com. de 24 13d – Aureni
da Silva Magalhães – Análise e aplicação de mecanismos de textualidade
Com. de 24 13e – Fátima
Marinho Fabrício Monteiro – A intertextualidade
16h00min às 16h30min
Café
16h30min às 18h30min:
Terceira sessão de palestras, sob a Presidência da Senhora Therezinha
Nascentes Alves, filha de Antenor Nascentes.
Palestra 1 –Ubirajara
Nascentes Alves – Vovô Antenor
PALESTRA 2 – Márcia
Romualdo da Silva – Antenor Nascentes: A leitura da ética e da cidadania
(ilustrada com vídeos do projeto da Escola Municipal Antenor Nascentes)
SEXTA-FEIRA, 25 DE AGOSTO DE 2006
08h00min às 10h00min:
Quinta sessão de mesas-redondas
M-R de 25 1a – “Ensino
e práticas de ensino em línguas estrangeiras”, sob a presidência da Professora
Doutora Carmem Lúcia Pereira Praxedes, que falará sobre “Quadro comum
europeu para o ensino aprendizagem e avaliação de línguas”.
M-R de 25 1b – Cláudio
Rezende Lucarevschi – O desenvolvimento da pronúncia em língua inglesa
através do uso de símbolos fonético.
M-R de 25 1c – Maria
Franca Zuccarello – Personagens e tradições do passado
M-R de 25 1d – Tânia
Shepherd – O que é Lingüística de Corpus e como ela pode ajudar na
sala de aula
M-R de 25 1e – Carlos
da Silva Sobral – A perspectiva da tradução e o filtro da “weltanschaung”
M-R de 25 2a – “O mito
de São Tomé na literatura de viagens dos séculos XVI e XVII”, sob a presidência
do Professor Doutor Eduardo de Almeida Navarro, que falará sobre o tema
da mesa.
M-R de 25 2b – Maria
Beatriz Ribeiro – O De Gestis Mendi de Saa, de José de Anchieta
M-R de 25 2c – Eduardo
Votta – A fauna e a flora fantásticas da literatura dos viajantes
portugueses
M-R de 25 2d – Carlos
Alberto dos Santos – O olhar cristão-novo de Ambrósio Fernandes Brandão em Diálogos
das Grandezas do Brasil
M-R de 25 3 –
Mesa-redonda “Análise de discurso: multiplicidade de espaços discursivos” sob a
presidência da Professora Doutora Maria Cristina Giorgi (CEFET/RJ)
M-R de 25 3a – Raabe
Costa Alves – Relatos de professores de espanhol: uma perspectiva
lingüístico-discursiva
M-R de 25 3b – Débora
Maciel Cabral e Geraldo Pontes Júnior – A alteridade na
intertextualidade e na subversão discursiva ao cânone bíblico no romance
Texaco, de Patrick Chamoiseau
M-R de 25 3c – Fabio
Sampaio de Almeida, Maria Cristina Giorgi e Del Carmen Daher –
Imagens discursivas de professor em provas da SME/RJ
M-R de 25 3d – Evanete
Barboza de Lima – o discurso da alteridade através da técnica do discurso
indireto livre
M-R de 25 3e – Maria
Cecília do Nascimento Bevilaqua e Del Carmen Daher – Relatos de
professores de espanhol LE: reconstrução de uma trajetória de ensino
M-R de 25 4a – "Adélia,
Clarice, Heloísa e Lygia: a língua e a arte literária", sob a presidência
da Professora Doutora Tânia Maria Nunes de Lima Câmara (UNISUAM), que
falará sobre "Lygia Bojunga e os recursos lingüísticos: oralidade e
escrita".
M-R de 25 4b – Anderson
da Silva Ribeiro – Em torno de Clarice Lispector: a metáfora como recurso
lingüístico-expressivo em Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres
M-R de 25 4c – Robson
Barbosa Cavalcânti – Palavras adelianas: arte sob a forma de metáforas
M-R de 25 4d – Fernanda
Farias de Freitas – A estilística cotidiana de Heloísa Seixas
M-R de 25 5a –
“Gramática e literatura na Primeira República”, sob a presidência da Professora
Doutora Leonor Lopes Fávero (USP e ABRAFIL), que falará sobre o tema da
mesa.
M-R de 25 5b – Márcia
Antonia Guedes Molina – Gramática e literatura nos primeiros anos da
República:
M-R de 25 5c – Shirley
Cabarite da Silva – A metalinguagem nas obras de Monteiro Lobato
M-R de 25 5d – Lúcia
Maria de Assis – Lima Barreto e a literatura militante na Primeira
República
10h00min às 12h00min:
Quarta sessão de conferências
Presidente da sessão –
Professor Doutor Bruno Fregni Bassetto (USP e ABRAFIL)
LEONOR LOPES FÁVERO – Antenor Nascentes e a
periodização dos estudos gramaticais no Brasil
JOÃO BORTOLANZA – Antenor Nascentes: testemunhos e
considerações etimológicas
12h00min às 14h00min:
Almoço
12:30 às 14 horas:
Segunda sessão de minicursos extras
MINICURSO EXTRA 1 –
Da gramática à análise
lingüística – caminhos para um ensino produtivo por Leonor Werneck dos Santos (UFRJ) e Rosana Aparecida da
Silva (CEPFJ)
MINICURSO EXTRA 2 –
O jornal na aula de
Língua Portuguesa por Renata da Silva de Barcellos (UFF, FAETEC e UNIGRANRIO)
MINICURSO EXTRA 3 –
Elementos de teoria e
prática da edição crítica – José Pereira da Silva (UERJ e ABRAFIL)
MINICURSO EXTRA 4 – sem
o texto no livro dos minicursos
As fontes do latim
vulgar – Bruno
Fregni Bassetto (USP)
e Maria Cristina da Silva Martins (UFRS)
MINICURSO EXTRA 5 –
Como vai a sintaxe do
português nas escolas brasileiras? – Mayra Cristina Guimarães Averbug (ISERJ-FAETEC e UFRJ)
14h00min às 16h00min:
Quarta sessão de comunicações orais
Com. de 25 1a – Emanuely
Carneiro Antunes – O discurso feminista em Simone de Beauvoir e Valerie
Solanas
Com. de 25 1b – Tatiany
Pertel – A relevância da Pragmática em processos de tradução
Com. de 25 1c – Elaine
Cristina Medeiros Frossard – Desvendando questões através da Pragmática
Com. de 25 1d – Ilioni
Augusta da Costa – Tudo o que você disser pode ser usado contra você; ou
... quem cala consente
Com. de 25 1e – Luciana
Moraes Barcelos Marques – A (des)construção argumentativa em um discurso de
Lula.
Com. de 25 2a – Edina
Regina Pugas Panichi – Construção textual: a estética do movimento criador
Com. de 25 2b – Natália
Cruz Frickmann – Lembranças de um intelectual: imagens do feminino na obra
de Lima Barreto
Com. de 25 2c – Paulo
José Tente da Rocha Santos Osório – Competências e estratégias de
compreensão leitora na aquisição de línguas estrangeiras
Com. de 25 2d – Daniela
Yuri Uchino Santos – Estética, imaginário e exílio
Com. de 25 2e – Juliana
dos Santos Barbosa – Neologismos na obra Kizombas, Andanças e Festanças
de Martinho da Vila
Com. de 25 3a –.
Adriana Cristina Cristianini – Reflexões sobre o método de pesquisa
geolingüístico na análise semântico-lexical em atlas lingüísticos
Com. de 25 3b – Karen
Muniz Feriguetti – A face do candidato Lula
Com. de 25 3c – Breno
Battistin Sebastiani – Políbio como modelo epistemológico de Marcos
Reniéris
Com. de 25 3d – Vander
Viana, Fabiana Fausto e Sonia Zyngier – Dom Casmurro x O
Código da Vinci: uma análise lingüística baseada em corpora
Com. de 25 3e – Lírian
Daniela Martini – A manifestação dos neologismos em diferentes linguagens
Com. de 25 4a –
“Estudos sobre a língua escrita: português europeu e português brasileiro”, sob
a coordenação do Professor Doutor Gilson Costa Freire (UFRJ), que falará
sobre “Clíticos acusativo e dativo em português e o contínuo
oralidade-letramento”
Com. de 25 4b – Carolina
Ribeiro Serra – A propósito da norma escrita padrão: o uso do infinitivo no
PB e no PE
Com. de 25 4c – Elenice
Santos de Assis Costa de Souza – Estratégias de relativização na escrita
padrão do português brasileiro e europeu
Com. de 25 4d – Jorge
de Azevedo Moreira – Entre a norma padrão e a norma culta escrita: uma
análise dos usos lingüísticos
Com. de 25 4e – Márcia
Cristina de Brito Rumeu – A indeterminação do argumento externo do verbo em
jornais portugueses e brasileiros
Com. de 25 5a – Maria
Antonia da Costa Lobo e Célia Maria Paula de Barros – Filologia e
Crítica Literária
Com. de 25 5b – Maria
Lucia Mexias-Simon e Maria Livia Mexias Siebiger – O Ensino de
Língua Portuguesa – Mudanças de Abordagem
Com. de 25 5c – Maria
do Rosario Roxo – Perspectiva cognitivista das construções condicionais
Com. de 25 5d – Marcia
dos Santos Machado Vieira – Fazer tempo
Com. de 25 5e – Jaqueline
Justo Garcia e Miriam Bastos Barbosa – Norma lingüística –
preconceito ou mal necessário?
Com. de 25 6a – Márcia
Sipavicius Seide – Didatização de Mafalda em Português: Linguagens
Com. de 25 6b – Kelly
Christine Lisboa Diniz – Frases complexas: Análise e descrição da estrutura
do português– LIBRAS para implementação em tradutor automático
Com. de 25 6c – Jackeline
Rodrigues Longchamps, Silvana Ayko Asakura Simões Maggesi Pereira e
Nataniel dos Santos Gomes – Influências da tecnologia digital sobre a
língua e o texto
Com. de 25 6d – Denise
Gomes Leal da Cruz Pacheco – O contexto bilíngüe português segunda língua
/libras em classes inclusivas
Com. de 25 6e – Rosa
Attié Figueira – Algumas considerações em torno das reformulações no
processo de aquisição da língua materna
Com. de 25 7a – Luciana
Fernandes Madeira – Embates no século XIX a partir da leitura de Friedrich
Nietzsche: Filologia, História e Ciência.
Com. de 25 7b – André
Luiz Alves Caldas Amóra – A abóbada: o olhar idealizado e passional sobre o
tema histórico
Com. de 25 7c – Leonardo
Vieira de Almeida – A cartografia mítica de Yoknapathawpa
Com. de 25 7d – Carlos
Alvarez Maia – A materialidade da linguagem na história e na ciência
Com. de 25 7e – Miguél
Eugenio Almeida – Aplicação da historiografia lingüística nas obras
didáticas de Clemente Pinto
Com. de 25 8a – Diogo
Pinheiro – Comunicar é apontar: as metáforas sobre a linguagem e o
paradigma sociocognitivista
Com. de 25 8b – Sérgio
Nascimento de Carvalho – Metáfora conceptual: uma análise crítica.
Com. de 25 8c – Alzira
da Penha Costa Davel e Aline Moraes Oliveira – O jogo metafórico de
expressões idiomáticas no funcionamento da linguagem
Com. de 25 8d – Luís
Carlos Lima Carpinetti – O léxico referente à religião no De haruspicum
responsis, de Cícero
Com. de 25 8e – Luci
Mary Melo Leon – O ensino da linguagem figurada em algumas poesias de
Manuel Bandeira
Com. de 25 9a – Ludimilla
Rupf Benincá – A construção do humor nas charges animadas
Com. de 25 9b – Maria
da Penha Pereira Lins – A relação oral/escrito e a progressão temática em
seqüência de tiras de quadrinhos
Com. de 25 9c – Joseane
Serra Lazarini Pereira – Poder e polidez nos quadrinhos: uma análise
pragmática da personagem Jandira.
Com. de 25 9d – Monica
Lopes Smiderle de Oliveira – Polidez nos quadrinhos: uma análise das tiras
de Mafalda
Com. de 25 9e – Kátia
Regina Franco – O princípio da cooperação na construção do humor em charges
Com. de 25 10a – Márcia
Antonia Guedes Molina – O estudo do nome
Com. de 25 10b – Alessandra
Helena Ferreira – A ambigüidade presente em supostas estruturas de passiva
Com. de 25 10c – Lúcia
Helena Peyroton da Rocha – Substantivos concretizados terminados em -ança e
-agem: descrição e formalização para processamento automático
Com. de 25 10d – Maria
Regina Pante – O emprego dos itens adverbiais “aqui” e “ali” no português
arcaico
Com. de 25 10e – Priscilla
Mouta Marques – Ordenação sujeito-verbo no português arcaico
Com. de 25 11a – Álvaro
Alfredo Bragança Júnior – Por uma breve história da Filologia Germânica
Com. de 25 11b – Maria
Cristina Antonio Jerônimo – A Filologia, entendida como Crítica Textual, e
as acepções que norteiam o conceito de autoria
Com. de 25 11c – Ivo da
Costa do Rosário – Análise funcional do item “até” nos séculos XIX e XX
Com. de 25 11d – Jaciara
Ornélia Nogueira de Oliveira – A história do particípio presente
Com. de 25 11e – Elzi
Helene Monjardim Amigo e Isabel Rangel – Till Eulenspiegel e o Sacro
Império Romano-Germânico: religião, sociedade e honra na Idade Média Tardia
Com. de 25 12a – “O
gênero jornalístico em foco: a crônica, o editorial e a carta aos leitores”,
sob a coordenação da Professora Mestra Silvana Siqueira Eduardo (UFF), que
falará sobre “O duelo dos poderosos: um estudo da metáfora conceitual no
discurso jornalístico”
Com. de 25 12b – Fernanda
Farias de Freitas – Crônica: a literatura do jornal
Com. de 25 12c – Christiana
Lourenço Leal – Os modalizadores em -mente no texto jornalístico de
opinião
Com. de 25 12d – Manuela
Mac Cord – As várias formas de inserção do discurso outro e seus efeitos de
sentido
Com. de 25 12e – Bruna
Rafaele Souza da Silva – O discurso de cariocas sobre a família
Com. de 25 13a –
“Continuidade, variabilidade e mudança no português medieval”, sob a
coordenação do Professor Doutor Sebastião Josué Votre (UFF), que falará sobre o
tema da sessão.
Com. de 25 13b – Francisca
Marcela de Sousa Sariva – Continuidade, variabilidade e mudança no
português medieval no livro ‘Vita Christi’.
Com. de 25 13c – Helen
Vieira de Oliveira – Continuidade, variabilidade e mudança no Boosco
Deleitoso
Com. de 25 13d – Gabriela
Porfírio - Continuidade, variabilidade e mudança
Com. de 25 13e – Ivete
Irene dos Santos – Chapeuzinho vermelho revisitado pela Turma da Mônica
16h00min às 17h30min:
Coquetel de Encerramento
17h30min às 19h00min:
Reunião Extraordinária do CiFEFiL
para a primeira avaliação do X CNLF
e eleição de Nova Diretoria, para o biênio 2006/2008
|
|
Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e
Lingüísticos |