A abordagem da leitura no material didático Hacia el Español – nivel Avanzado

Sandréa de Oliveira Pontes (UniverCidade)

 

O presente trabalho apresenta considerações sobre o capítulo 8 do material Hacia el español – nivel Avanzado, de Fátima Cabral Bruno e Maria Angélica Mendoza. Expõe-se aqui, a proposta de leitura adotada neste material e sua posta em prática a fim de verificar se promove a formação do leitor proficiente em ELE.

Para tanto, faz-se necessário, primeiramente, a descrição da proposta comunicativa como marco pedagógico no ensino de língua estrangeira. Desta forma, situamos o material com relação à sua base metodológica.

Em um segundo momento, apresentaremos uma panorâmica dos modelos de leitura que circulam nos materiais didáticos: modelo decodificador ou também chamado bottom-up (ascendente); o modelo psicolingüístico ou também denominado top down (descendente) e o modelo interativo de leitura, foco do trabalho, caracterizado por ter tanto o texto, sua forma e conteúdo, quanto o leitor, suas expectativas e conhecimentos prévios intervindo na construção de significados.

Por fim, será feita a descrição e a análise das atividades de leitura de dito material didático. Neste momento a análise do capítulo 8 busca verificar a adequação da proposta das autoras à prática efetiva do desenvolvimento da habilidade leitora.    

Cabe ressaltar que as autoras do material afirmam ver o aprendiz como sujeito ativo no processo de aquisição/aprendizagem de língua estrangeira. Asseveram também trabalhar com o processo cognitivo, ao expor o aprendiz a um input compreensível. Entretanto, no que se refere à compreensão leitora, as autoras apresentam atividades com objetivos outros que não o desenvolvimento de estratégias de leitura e a formação de um leitor pleno e proficiente em ELE.      

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos