A ALTERIDADE NA INTERTEXTUALIDADE
E NA SUBVERSÃO DISCURSIVA AO CÂNONE BÍBLICO
NO ROMANCE TEXACO, DE PATRICK CHAMOISEAU
Débora Maciel Cabral (UERJ)
Geraldo Pontes Júnior (UERJ)
O romance Texaco (1992), do martinicano Patrick Chamoiseau, premiado com o Goncourt, apresenta como plano formal uma narrativa “autobiográfica” construída a partir: dos relatos orais da protagonista Marie-Sophie Laborieux, da apropriação (Afonso Romano; 1985) e da subversão discursiva (Maingueneau;1993) do Cânone Bíblico. Com efeito, a narrativa tece-se através de uma relação intertextual (Genette;1987; Maingueneau 1993, 1997) entre a chegada de um personagem, denominado “Christ”, com a profecia de Zacarias (caps. 8 e 9). Assim, estabelece como formação ideológica- discursiva o eixo: Revelação- “ testemunho de Si mesmo nas coisas criadas e por palavras”- Morte- Ressurreição. O jogo intertextual assume na narrativa, o formato de diálogo entre personagens caracterizando o romance como polifônico(Bakhtin;1929, 1979) e heterogêneo (Authier-Revuz; 1998). Desta forma, o objetivo inicial deste trabalho é verificar, através da Análise do Discurso Comparativa ( Mainguenau 1993, 2003) a relação intertextual discursiva de apropriação e subversão do Cânone Bíblico como plano de elaboração ficcional do romance, afim de estabelecer uma periodização histórica não- oficial dos antilhanos, da definição de alteridade e da emancipação literária.
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