A relação oral / escrito
e a progressão temática
em seqüência de tiras de quadrinhos
Maria da Penha Pereira Lins (UFES)
O texto constituído por seqüência de tiras de quadrinhos apresenta um aspecto interessante, que é o componente verbal poder ser descrito como um texto escrito com intenção de “reproduzir” a língua falada, atualizada nos diálogos construídos nas interações realizadas entre os personagens. Neste trabalho, analisamos essa relação fala / escrita observando a progressão temática, partindo de uma perspectiva funcionalista do discurso e baseando-se no modelo de análise de Koch et al. (1992), formulado com objetivo de descrever textos falados (Projeto NURC). Desse modo, os fenômenos da continuidade/ descontinuidade são vistos a partir das hipóteses a respeito da organização pragmática do texto falado (Koch et al. 1991), que atestam o teor de produção pouco planejável de antemão e a aparente desestruturação do discurso oral.
........................................................................................................................................................... |
Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos |