Desvendando questões através da Pragmática

Elaine Cristina Medeiros Frossard (UFES)

 

Este trabalho analisa a violação de algumas das onze categorias, criadas por van der Meij, que podem ser identificadas em perguntas à busca de determinada informação. Partindo das noções da Pragmática e, mais especificamente, do estudo das onze categorias de van der Meij (Meij, 1987), em paralelo com o Princípio da Cooperação e com a noção de implicatura (Grice, 1975), analisam-se dez cartas contendo perguntas publicadas em revistas destinadas ao público adolescente feminino. Busca-se depreender a relevância da desobediência às categorias supracitadas, que se fazem presentes geralmente em perguntas direcionadas a especialistas de aconselhamento, levando em consideração o cumprimento ou não das máximas da teoria de Grice e a ocorrência de possíveis implicaturas que poderão proporcionar uma reflexão crítica a respeito da leitura de tais cartas.

Propõe-se uma análise interpretativa e qualitativa do corpus em questão, a fim de possibilitar uma visão diferenciada do leitor com relação às intenções do escritor desse tipo de carta.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos