Imagens discursivas de professor
em provas da SME/RJ

Fabio Sampaio de Almeida (UERJ)
Maria Cristina Giorgi
(CEFET/RJ)
Del Carmen Daher
(UERJ)

 

Este trabalho propõe-se a investigar os perfis de professor de espanhol que são construídos discursivamente em exames de ingresso ao magistério público do município do Rio de Janeiro (1998, 2001, 2004). Os pressupostos teóricos seguidos são os da Análise do Discurso de base enunciativa e as noções de polifonia, dialogismo e gênero do discurso de Bakhtin (1979). A categoria de análise principal é o discurso relatado, instituído a partir de marcas de discurso direto, discurso indireto, discurso segundo (Maingueneau, 1998), discurso narrativizado (Sant’Anna, 2000) e intertexto (Vivoni, 2003). A análise aponta para uma grande valorização do conhecimento gramatical e léxico do professor/candidato. O perfil de professor inscrito discursivamente nos exames é o de detentor do saber, capaz de identificar o “certo” e o “errado” na língua estrangeira. A língua a ser ensinada por este professor é uma língua abstrata, não compreendida a partir de suas situações de uso, possui uma essência imutável, independente do gênero em que se apresente, isto é, uma língua ideal que só pode ser ensinada por um professor ideal, aos olhos estáticos de uma Gramática Normativa.

 

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