Linguagem, letramento e gêneros discursivos
Edith Frigotto UFF
O trabalho, resultante de um dos elementos da pesquisa “Alfabetização e desenvolvimento de práticas de letramento nos ciclos de formação”, discute as concepções de ensino de língua materna, tomando o letramento como horizonte do processo de escolarização. Para tanto retoma a concepção de linguagem de Bakhtin, considerando as relações que o autor estabelece entre atividade humana e atividade discursiva que deriva na concepção de gênero de discurso. Os dados empíricos da análise constituem-se de um conjunto de material coletado em sala de aula em uma turma de 3º ano de escolaridade, ao longo de dois anos de observação sistemática, em contexto de escola organizada em ciclos de formação. A análise parte do pressuposto de que os gêneros discursivos deslocados de seu processo de produção nas inúmeras esferas da atividade humana, da relação do homem com a produção de sua existência, tornam o conceito de gênero discursivo um conceito formalista, posto que basta aplicá-lo nas suas especificidades para enquadrar qualquer produção de linguagem. Entretanto, na escola, o gênero utilizado decorre das condições em que é produzido e mesmo os gêneros já estabilizados fora, em outras esferas de produção discursiva, são ressignificados com formas composicionais próprias: ao destinatário do produto textual, à situação sócio-comunicativa, à compreensão que o aluno tem de sua posição de sujeito do discurso e às estratégias lingüístico-discursivas possíveis de serem agendadas para a textualização.
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