Morfologia e Sintaxe
na Aquisição de Português Língua Segunda
Ana Madeira (U.N.L)
Maria Francisca Xavier (U.N.L)
Maria de Lourdes Crispim (U.N.L)
Isabel Tomás (U.N.L)
Paulo Osório (U.N.L)
A interacção
entre as
componentes
morfológica e sintáctica da gramática é uma
questão
que tem sido
objecto de
intenso
debate na
área de
Aquisição de
Segunda
Língua
nos últimos:
será a aquisição da
morfologia
um
pré-requisito
para a
aquisição das
propriedades
sintácticas
que
lhe estão
associadas? Ou poderá a
sintaxe ser adquirida
independentemente
da morfologia?
Com o objectivo de
contribuir
para uma
resposta a
esta
questão, propomos
estudar a aquisição de
propriedades
gramaticais
que
evidenciam uma
relação
estreita
entre
morfologia e
sintaxe,
por parte de
aprendentes de
português L2, integrados
em estabelecimentos de
ensino
portugueses dos níveis básico, secundário e superior.
Esta investigação é
pertinente
por várias
razões. Do
ponto de
vista
teórico,
contribuirá
para
um
melhor
conhecimento
(i) da
organização
da
gramática e da
interacção
entre
diferentes
módulos
gramaticais;
e (ii) dos
processos
que subjazem
a
aquisição de uma
segunda
língua. As
conclusões
empíricas e teóricas da
investigação
são
igualmente
pertinentes
em
termos das
suas
potenciais
aplicações
didácticas e pedagógicas,
particularmente
no
domínio do
ensino de
português
como
língua
segunda/estrangeira.
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