NEOLOGISMOS NA PUBLICIDADE
UMA APLICAÇÃO AO ENSINO DE LÉXICO
Aderlande Pereira Ferraz (UNI-BH)
O objetivo principal deste
trabalho é discutir alguns aspectos importantes relacionados à metodologia de
ensino de léxico, a partir do estudo da neologia lexical em língua portuguesa.
Pelo que se observa ainda, atualmente, o ensino de léxico nos níveis Fundamental
e Médio, guardadas as poucas
exceções, geralmente não tem ido muito além do estudo de palavras em sentenças
isoladas, com a proposição de exercícios mecânicos de substituição
de vocabulários, supostamente desconhecidos pelos alunos, por sinônimos ou
antônimos isolados do texto,
como se as palavras, por si sós, tivessem sentido absoluto independente do
contexto em que se encontram inseridas. Além disso, o pouco espaço reservado
para o estudo de léxico em sala de aula ficou, quase que inteiramente, sob a
responsabilidade dos livros didáticos. Diante disso, o que se
reconhece aqui é a necessidade de se trabalhar com o léxico de forma integrada,
possibilitando a ampliação da competência lexical do aluno, entendida aqui como
a capacidade que este tem de compreender as palavras, sua estrutura e suas
relações de sentido com outros itens lexicais constitutivos da língua. Desse
modo, este trabalho parte da análise de neologismos colhidos na linguagem
publicitária impressa, presentes em textos publicitários veiculados por
impressos volantes e procura discutir a sua utilização no ensino de léxico, numa
aplicação ao desenvolvimento da competência lexical do aluno da Educação Básica.
O
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