O desenvolvimento da pronúncia
em língua inglesa
através do uso de símbolos fonéticos

Claudio Lucarevschi (UNIP)

 

Este trabalho objetiva apresentar a importância do uso de símbolos fonéticos para o desenvolvimento da pronúncia em língua inglesa. Na primeira parte da apresentação, o facilitador convidará os participantes a refletir, junto a seus pares, acerca da importância do ensino de pronúncia em sala de aula e de suas experiências e práticas realizadas. Em seguida, ouvirá os participantes, fornecendo-lhes comentários. Na segunda parte, apresentará algumas críticas quanto à relevância do ensino de pronúncia, e comentará sobre a lamentável ausência do ensino de pronúncia em muitos livros didáticos brasileiros, de níveis Fundamental e Médio. Em seguida, comentará acerca do principal objetivo do ensino de pronúncia, que é a promoção de inteligibilidade na comunicação oral. O facilitador falará ainda sobre a importância do uso de símbolos fonéticos para o registro da pronúncia de novas palavras ou fonemas específicos, e para a capacitação dos alunos para compreender a pronúncia de palavras através do uso de dicionários, tornando-os independentes do uso de material de áudio. Serão apresentados símbolos fonéticos (vocálicos e consonantais) e seus fonemas oralmente aos participantes, além de sugestões de atividades lúdicas para alunos, sugestões para o aprimoramento da pronúncia de professores e referências bibliográficas.

 

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