O Discurso de Cariocas Sobre a Família

Bruna Rafaele S. da Silva (PUC-Rio)

 

O trabalho apresenta como tema uma análise de questionários respondidos por cariocas que apresentam em seus discursos opiniões sobre a família e grau de parentesco com base em conceitos de avaliação (Martin, 2000) e grau de Parentesco (Lévi-Strauss, 1973).

Busca-se verificar se há de fato, uma marca de afetividade no discurso de brasileiros, quando questionados sobre a família e seus parentes, ou seja, se os informantes vão responder ao questionário optando por oferecer maior quantidade de avaliações de afeto do que avaliações de julgamento ou de apreciação (Martin, 2000).

A pesquisa busca demarcar como a cultura brasileira é expressa no discurso dos cariocas, observando a escolha lexical que se relaciona com a família. Pretende-se detectar traços da cultura brasileira no discurso produzido por adultos, pertencentes à classe média do Rio de Janeiro e verificar se a hipótese se confirma através da análise do corpus.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos