O
ensino
da pontuação
a
necessidade
de
revisão
metodológica
Tania Maria
Nunes de
Lima Câmara-UNISUAM
O
papel
que a
pontuação
desempenha na
produção de
sentido determina o
cuidado
maior
que o
professor deve
ter
em
relação ao
seu
uso. A
orientação
exclusivamente
sintática dos
livros
didáticos,
que se restringem à
apresentação de
regras
gramaticais,
não permite
que o
aluno perceba, no
texto
literário, os
sinais
gráficos
como
recurso de expressividade.
Este
trabalho
objetiva a
leitura
crítica de
alguns dos
materiais adotados
com
freqüência nas
escolas de
Ensino
Médio do
município do
Rio de
Janeiro,
bem
como
discutir a
necessidade de
nova
abordagem metodológica no
ensino da
pontuação.
Estudos realizados
pelos
principais
gramáticos demonstram
que,
em
relação ao
emprego dos
diferentes
sinais, ao
lado da
base
sintático –
semântica, a
qual rege,
hoje
em
dia, o
uso da
pontuação, existe
outra
que envolve o
ritmo, a
entonação
como
fatores
determinantes da
produção de
sentido. A
diversidade de
textos
com a
qual o
indivíduo tem
contato no
dia-a-dia aponta a
relação
direta
entre os
diferentes
gêneros
textuais e a
pontuação, determinando a
necessidade de
ampliação da
abordagem do referido
assunto. Considerando o
ensino da
língua portuguesa
como
um
todo, é
possível
perceber
que, se
por
um
lado, os
livros
didáticos procuram
ultrapassar o
aspecto prescritivo do
estudo da
gramática, buscando integrá-la à
exploração da textualidade e das
condições de
produção e de
recepção
textual,
por
outro, no
campo
específico da
pontuação,
tal
propósito
não se realiza
completamente. Uma
revisão metodológica, visando a
cumprir
aquilo
que determinam os
Parâmetros Curriculares
Nacionais, mostra-se,
pois,
fundamental.
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