O ensino da pontuação
a
necessidade de revisão metodológica

Tania Maria Nunes de Lima Câmara-UNISUAM

 

O papel que a pontuação desempenha na produção de sentido determina o cuidado maior que o professor deve ter em relação ao seu uso. A orientação exclusivamente sintática dos livros didáticos, que se restringem à apresentação de regras gramaticais, não permite que o aluno perceba, no texto literário, os sinais gráficos como recurso de expressividade. Este trabalho objetiva a leitura crítica de alguns dos materiais adotados com freqüência nas escolas de Ensino Médio do município do Rio de Janeiro, bem como discutir a necessidade de nova abordagem metodológica no ensino da pontuação. Estudos realizados pelos principais gramáticos demonstram que, em relação ao emprego dos diferentes sinais, ao lado da base sintáticosemântica, a qual rege, hoje em dia, o uso da pontuação, existe outra que envolve o ritmo, a entonação como fatores determinantes da produção de sentido. A diversidade de textos com a qual o indivíduo tem contato no dia-a-dia aponta a relação direta entre os diferentes gêneros textuais e a pontuação, determinando a necessidade de ampliação da abordagem do referido assunto. Considerando o ensino da língua portuguesa como um todo, é possível perceber que, se por um lado, os livros didáticos procuram ultrapassar o aspecto prescritivo do estudo da gramática, buscando integrá-la à exploração da textualidade e das condições de produção e de recepção textual, por outro, no campo específico da pontuação, tal propósito não se realiza completamente. Uma revisão metodológica, visando a cumprir aquilo que determinam os Parâmetros Curriculares Nacionais, mostra-se, pois, fundamental.

 

 

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