O
jornal
na
aula
de
Língua
Portuguesa
Renata da Silva de Barcellos
(UFF, FAETEC e UNIGRANRIO)
O
mundo
moderno exige
pessoas preparadas
para
enfrentar
e
absorver as
novas
formas de
mensagens
que chegam
até
elas. (Adilson
Citelli)
Este
trabalho tem
por
objetivo
mostrar
como o
professor pode e deve
utilizar o
jornal na
sala de
aula de
Língua Portuguesa (a
partir da
prática
com o 3
ano do
Ensino
Médio, esta
pesquisa estará direcionada a
esse alunado)
para
desenvolver a
competência de
leitura e de
escrita do
aluno e diversas
habilidades.
Assim,
para a
elaboração desta
tarefa,
serão mobilizados
conceitos
como:
contrato de
comunicação,
legitimidade e
credibilidade (CHARAUDEAU: 1996),
texto
jornalístico (CARMAGNANI
apud CORACINI, 1985; FARIA, 1999; VASCONCELOS,
1999) e PCN’’S (2002), a
fim de
apresentar uma
sugestão de
utilização do
jornal na
sala de
aula. A
partir disso,
serão analisados os
anúncios
publicitários
com
enunciados interrogativos
para se
verificar
como se estabelece o
contrato de
comunicação e se
propor uma classificação
para o
valor
semântico
expresso
com
base na
análise de
cada
enunciado interrogativo.
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